Como intérprete é bem conhecida do público e soma trabalhos e concertos que refletem isso mesmo. Mas no próximo disco, ‘Fado Bailado’, Mariza revela pela primeira vez a sua faceta de autora, escrevendo o poema para o tema ‘Só’ (título provisório).
“Entre os poemas que enviei para o Tiago [Machado] foi sem querer um meu, que ele gostou e musicou”, começa por contar a cantora, em entrevista à Lusa.
Sobre ‘Só’, a fadista diz ser “um tema muito pessoal”, admitindo que, por isso, não sabe se vai “ter coragem de o cantar ao vivo”.
“Na introdução de ‘Verde Limão’, falo da força da mulher; essa palavras são ditas em bitonga pela minha mãe que diz: ‘As mulheres têm a sabedoria da terra, a força dos ventos, a energia das águas e a leveza do fogo'”, explica Mariza.
A gravação, essa, já ninguém a tira do alinhamento de 14 temas que compõem o novo disco, com edição marcada para março de 2018.
Produzido pelo músico espanhol Javier Limón, o novo disco de com a participação de Maria da Fé, Ricardo Ribeiro e da própria mãe da fadista, Isabel Nunes, que recita umas frases de autoria da fadista em bitonga – um dos dialetos nativos de Moçambique, falado pela família, do lado materno da cantora.
“Na introdução de ‘Verde Limão’, falo da força da mulher; essa palavras são ditas em bitonga pela minha mãe que diz: ‘As mulheres têm a sabedoria da terra, a força dos ventos, a energia das águas e a leveza do fogo'”, explica a fadista.
‘Fado Bailado‘ junta composições de Tiago Machado, Custódio Castelo, Jorge Fernando e uma balada de Carolina Deslandes.
A autora de ‘A Vida Toda’ junta-se a um leque de convidados especiais que Mariza reuniu para a acompanharem no novo disco. Além dos já referidos Ricardo Ribeiro e Maria da Fé, Jorge Palma, Tim, Marisa Lins e Mafalda Veiga são outros dos artistas que participam no álbum.