Melhorar o inglês com filmes e séries? Eis como o fazer

pexels-tirachard-kumtanom-601170(1)

Sabemos bem a importância que a língua inglesa tem no nosso dia a dia, especialmente no campo laboral, porém, nem sempre é fácil conseguir comunicar. Uma das formas mais divertidas de aprender é mesmo através de filmes, séries e até livros.

E ainda que nem sempre seja necessário falar diariamente esta língua, estamos constantemente em contacto com ela: filmes, séries, músicas, posts nas redes sociais. E há que arranjar forma de tirar o máximo partido disso, de forma a melhorar as nossas aptidões nesta língua.

Se tirar um curso é algo que não está nos planos por agora, e que tal melhorar a nossa fluência em inglês através de um bom filme ou uma série? Eis algumas dicas de como o fazer, de acordo com alguns especialistas citados pela revista brasileira Toda Teen:

A escolha certa

Em primeiro lugar, é preciso escolher algo que interesse de verdade, para que seja mais fácil e divertido aprender e estar atenta ao que se diz. Ainda que possa parecer mais fácil escolher algo cujas falas são mais pausadas, lidar com outro tipo de conteúdo também ajuda a desenvolver o vocabulário, pronuncia e mesmo alguns dizeres típicos.

Com ou sem legenda?

Tudo depende do nível de inglês da própria pessoa, mas o mais conveniente seria intercalar: umas vezes com legenda e outras sem. Seja com legenda em inglês ou sem legendas, é importante que comece por tentar entender a língua tanto escrita quanto oral. Assim, é mais fácil criar uma maior familiaridade com a língua inglesa (ou qualquer outra).

O sotaque

Sabemos que o inglês é uma língua mundial, por isso, existem vários tipos de sotaque. Por exemplo, o inglês de Inglaterra e o Americano são muito distintos (mesmo a nível de vocabulário). Ainda que o sotaque seja importante, esse não deve ser um ponto fulcral – o fundamental é arranjar formas e mecanismos de conseguir fazer-se entender nesta língua, não se focando em como as palavras vão soar mas sim se fazem sentido no diálogo.