Moda circular: Saiba como aderir ao novo movimento sustentável da moda

iStock-1220419507 (1)
[Fotografia: iStock]

Não há dúvidas de que a rotina de maior parte das pessoas mudou drasticamente nos últimos meses, devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Independentemente do tempo que passou em quarentena, este foi o suficiente para analisar a quantidade de itens que acumula dentro de casa e, também, o lixo que produz diariamente.

A rotina de comprar, usar e deitar fora é verificada em muitos aspetos da nossa vida, sendo que a moda é um deles. O conceito de “moda circular” surge para quebrar este comportamento e transformá-lo, cada vez mais, numa rotina.

Segundo o glossário internacional de moda sustentável do grupo de revistas Condé Nast, o design circular baseia-se em três princípios: minimizar o desperdício e a poluição, permanecer em uso pelo maior tempo possível e permitir a regeneração dos seus materiais em novos fluxos de recursos.

Ao descartar uma roupa que não usa mais, esta, possivelmente, vai parar a um aterro sanitário onde será reduzida a cinzas. Essa queima é responsável por uma enorme emissão de gases na atmosfera.

Como tal, quando compra roupa e a descarta com rapidez, está a incentivar à poluição ambiental.

Algumas empresas descartam sobras de tecidos e até de roupas que não venderam de coleções passadas, mas alguns países tomaram medidas significativas para impedir esta prática: França criou uma lei que proíbe a destruição de roupas não vendidas por marcas e, na Dinamarca, as marcas que quiserem participar na Semana da Moda de Copenhaga também terão que comprovar que não fazem uso desta prática.

Pronta para mudar os hábitos e fazer parte da moda circular? Então anote tudo o que pode fazer para entrar neste ciclo a partir de agora.

Compre roupa em segunda mão

O mercado de revenda cresce 24 vezes mais rápido do que o da venda tradicional e promete desbancá-lo até 2029, segundo uma pesquisa da marca americana ThredUp. Reutilizar é o passo mais simples para entrar neste sistema.

Venda as roupas que já não usa

Ao colocar a sua peça à venda, está a incentivar a que outras pessoas o façam, fazendo assim com que o desperdício seja menor.

Certifique-se que a marca onde compra roupa promove ações sustentáveis

A moda circular não quer que nunca mais compre uma roupa nova, mas sim que consuma com consciência. Já existem marcas que se preocupam em aproveitar sobras de coleções passadas para se renovar e têm parcerias com empresas que compensam o impacto ambiental que a sua produção causa.