Publicidade Continue a leitura a seguir

Nova aplicação de smartphone pode verificar se conservantes da carne são cancerígenos

[Fotografia: Jenny Ueberberg/ Unplash]

Publicidade Continue a leitura a seguir

POLYSEN é o nome da nova aplicação que promete ajudá-la a reduzir o consumo de carne excessivamente processada e possivelmente cancerígena.

Esta aplicação de smartphone permite que os consumidores perceberam se a carne contém conservantes cancerígenos ou não. Basta tirar uma fotografia para serem analisadas e assim perceber os níveis de conservantes como nitratos e nitritos, responsáveis por dar aquele toque rosado às salsichas e ao bacon. Quanto mais escura a imagem, mais conservantes existem.

Os responsáveis por este programa desenvolveram uma metodologia in situ para determinar a concentração destes produtos na carne. O método tem base em um polímero sensorial em forma de filme colorimétrico que muda de cor ao entrar em contacto com a carne e uma aplicação móvel que calcula a concentração residual de nitrito através de fotografias digitais de filmes sensoriais que analisam os parâmetros de cor digital.

O dispositivo é de fácil manuseamento e promete ajudar os consumidores a tomar decisões mais informadas. O POLYSEN é feito de quatro monômeros e ácido clorídrico. Discos perfurados são colocados em amostras de carne por 15 minutos o que permite que o filme reaja com o nitrito. Depois os discos são removidos e mergulhados numa solução de hidróxido de sódio por um minuto para desenvolver a cor. Quando existe nitrito o tom amarelado é aprofundado com os níveis mais elevados.

Os responsáveis pelo processo criaram assim uma aplicação de smartphone que se auto calibra quando um gráfico de discos é fotografado na mesma imagem.

É possível consultar o estudo na págiada ACS Applied Materials & Interfaces.