Publicidade Continue a leitura a seguir

Nutricionista ensina a combater azia e outros problemas do dia a dia

Percorra a galeria de imagens para ficar a conhecer algumas das dicas que Lillian Barros dá no livro para prevenir e combater problemas do dia a dia.
Azia: tenha sempre uma dose de amêndoas com pele torradas para ir comendo ao longo do dia ou quando a sintomatologia se torna mais acentuada.
Refluxo: coma várias vezes ao dia e evite longos períodos de jejum, refeições pesadas, ricas em gordura, líquidos ou alimentos fluidos antes de se deitar (como sopas, chás, infusões ou sumos).
Digestões difíceis: o ananás/abacaxi apresenta uma proteína proteolítica com função enzimática - a bromeleína - que, para além do seu papel anti-inflamatório, pode ajudar nas digestões mais difíceis.
Gases: a acumulação de gases, para além de distensão abdominal, pode causar grande desconforto e até dor. O consumo de infusão de funcho e erva-doce, dependendo da causa, pode ajudar bastante nestes casos.
Obstipação: a prisão de ventre é uma das queixas mais frequentes em consulta. Nestes casos, para além das recomendações genéricas de um aumento do consumo de fibra alimentar, correta hidratação e a prática regular de exercício físico, costumo recomendar algumas mezinhas matinais para ajudar a regular o trânsito intestinal.
Diarreia: evitar alimentos que possam acelerar o trânsito intestinal, e que muitas vezes coincidem com os recomendados para colmatar a obstipação.
Infeções urinárias recorrentes: em situações de infeções urinárias, especialmente quando são recorrentes, recomendo o consumo de bastante água e infusões preparadas com pés de cereja e barbas de milho.
Cálculos renais (pedras/areias nos rins): alguns sais que se encontram diluídos na urina, como o oxalato de cálcio, quando em excesso podem precipitar e originar pequenos cristais que podem evoluir para cálculos, sobretudo em pessoas com predisposição para a doença. Uma das recomendações para estes casos é evitar alimentos ricos em oxalatos, como é o caso do chocolate, chá preto, café, espinafres, beterraba, nozes, batata-doce, refrigerantes à base de cola, acelgas, saladas verdes cruas e figos.
Diabetes mellitus: o plano alimentar de um diabético deve incluir recomendações genéricas, para além de fazer refeições regulares ao longo do dia, que não devem ser espaçadas em mais de 3 horas.
Colesterol elevado: nos casos de colesterol elevado, mais do que eliminar alimentos, é importante valorizar aqueles que contribuam para a melhoria do perfil lipídico, com aumento do HDL (bom colesterol) e redução do LDL (mau colesterol).
Alterações da função da tiroide: para produzir hormonas tiroideias, a glândula tiroide precisa de iodo. Se por um lado alguns hipotiroidismos podem existir devido à carência de iodo, sendo importante o aumento do seu consumo, em casos de hipertiroidismo o consumo excessivo deste mineral pode ter efeitos nocivos, agravando a condição de saúde.
Hipertensão arterial: a tensão arterial pode ser reduzida com o aumento do consumo de alimentos ricos em potássio e a redução do consumo de sódio.
Doenças autoimunes: as doenças autoimunes são todo um mundo complexo. Existem inúmeras doenças autoimunes, umas mais comuns do que outras, todas elas tão diferentes que a abordagem deve ser sempre muito personalizada. Contudo, a utilização de alimentos com propriedades anti-inflamatórias como a curcuma, alimentos ricos em vitamina D e ómega 3 parece ter efeitos positivos na melhoria do estado inflamatório crónico comum a muitas destas doenças.
Cansaço extremo: existem alguns alimentos como o gengibre e a curcuma (frescos ou em pó), especiarias (como a pimenta, pimenta-de-caiena, açafrão, canela), chá verde, cacau, matcha e maca, que utilizo como forma de ajudar, em conjunto com uma alimentação variada e equilibrada, a melhorar os estados de energia em pessoas que referem queixas de cansaço extremo.
Excesso de ácio úrico/gota: o ácido úrico é uma substância produzida pelo fígado, como resultado da metabolização das purinas. Quando em excesso pode provocar gota (inflamação das articulações) ou cálculos renais de ácido úrico. Os alimentos ricos em purinas devem ser evitados, como é o caso das carnes jovens (frango, vitela, cabrito, leitão), caça, órgãos e vísceras (miolos, fígado, coração, rins) e peixes gordos (atum, sardinha, salmonete, cavala, anchova).

Publicidade Continue a leitura a seguir

É frequente ter aquela sensação de queimadura desde a parte de trás do peito até à garganta? Esse problema chama-se azia e é, na maioria dos casos, consequência de uma alimentação inadequada. Para resolver este e outros constrangimentos do dia a dia, que tantas vezes lhe chegam o consultório, a nutricionista Lillian Barros lançou o livro A comida que vai mudar a sua vida, sobre alimentação funcional.

Tal como a especialista explica na obra que chegou às livrarias na última quarta-feira, dia 23, este tipo de alimentação vai muito além da perda de peso e contagem de calorias. Quem a segue preocupa-se com a saúde intestinal, capacidade de absorção dos nutrientes e atividade do sistema imunitário.

“Preocupamo-nos cada vez mais com a saúde e o peso é uma consequência disso. Com este livro pretendo que as pessoas se afastem das dietas radicais e extremistas e pensem no que os alimentos podem fazer por nós”, explicou ao Delas.pt Lillian Barros.

“Tenho cada vez mais pessoas, até com peso saudável ou adequado, a procurarem também elas alterar a alimentação”

Nos quase 15 anos de carreira, a autora do blogue Santa Melancia tem notado grandes alterações nas razões que levam os portugueses ao nutricionista. Se há uma década queriam, sobretudo, perder peso, agora querem saber como os alimentos podem melhorar a sua vida.

Tenho cada vez mais pessoas, até com peso saudável ou adequado, a procurarem também elas alterar a alimentação como forma de serem mais saudáveis, prevenirem doenças e, acima de tudo, sentirem-se melhor”, revelou a nutricionista.

A azia, refluxo e as digestões difíceis são só alguns dos problemas do dia a dia que Lillian Barros ajuda a prevenir e combater no livro (pode ver algumas das dicas na galeria de imagens no topo do texto). Todos eles podem dever-se a uma alimentação pouco cuidada e resolvem-se facilmente, com receitas ou mezinhas naturais.

“Esses problemas de saúde são as queixas que recebo com mais frequência no consultório. Por vezes basta mudarmos certos pormenores na nossa alimentação para termos melhorias evidentes“, afirmou a especialista.

Receitas:

Ceviche de salmão, laranja e romã

Ingredientes:
1-2 lombos de salmão
1 laranja
Gomos de 1/2 romã
1/4 de alho-francês (parte branca)
Sumo de 2 limas
Pimenta-preta q.b.
1 mão-cheia de coentros picados
1 rabanete laminado

Modo de preparação:
Corte os lombos de salmão em cubos. Junte o alho-francês laminado, os coentros, o rabanete finamente cortado e os gomos da romã. Tempere com um pouco de sal marinho, pimenta-preta, sumo das 2 limas e sumo de ½ laranja. Reserve no frigorífico durante 15-30 minutos.

Retire os gomos da outra metade da laranja e disponha em volta do prato. No centro coloque o ceviche marinado.

Esparguete de curgete

Ingredientes:
2 curgetes
1 dente de alho
1 tomate
Curcuma em pó (açafrão da Índia)
Sal e pimenta-preta a gosto
Azeite virgem extra q.b.
1 c. sopa de sementes de sésamo pretas

Modo de preparação
Utilize um espiralizador elétrico ou manual e prepare a curgete (bem lavada e com casca), obtendo os fios de curgete.

Com uma tesoura faça alguns golpes para cortar os fios de forma a não ficarem muito grandes.

Num wok coloque um fio de azeite, o dente de alho picado, o tomate picado e deixe cozinhar. Junte a curcuma, tempere com pimenta-preta e mexa. De seguida adicione os fios de curgete e salteie em lume alto.

Ficha técnica do livro:


A comida que vai mudar a sua vida, Lillian Barros. 18,50€, editora Manuscrito

10 dicas infalíveis na escolha da melhor dieta