Publicidade Continue a leitura a seguir

O que é que vai mudar em Portugal até 2019?

Complemento Salarial Anual. Criação de um nova nova prestação, por via de crédito fiscal, para os trabalhadores que não auferem rendimentos suficientes para ultrapassar o limiar do risco de pobreza [5.059 euros/anuais em 2014, segundo dados da Pordata] (Imagem Shutterstock)
Educação. O valor das bolsas de estudo e o número de alunos que podem beneficiar das mesmas devem aumentar. Aposta no ensino à distância, na renovação do quadro de professores, na criação de um programa de aquisição e retorno de materiais escolares. Celebração de parcerias para criar programas de desenvolvimento de ensino artístico especializado desde o básico ao secundário, fomentar o ensino profissional e criação de programas plurianuais de financiamento (Imagem Shutterstock)
Restauração, empreendedorismo e emprego. Combate falsos recibos verdes e agravamento do pagamento da segurança social para empresas com alta rotatividade de cargos, fomento do emprego jovem. IVA da restauração a 13% e benefícios fiscais para quem investir em start-ups (Imagem Shutterstock)
Mais escalões de IRS, impostos sobre heranças. Eliminação do quociente familiar, aumentar os escalões de IRS para fomentar a progressividade, criar imposto sobre heranças de elevado valor, progressividade no IMI e aplicação de cláusula de salvaguarda que limita aumento até 75€ por ano (habitação própria permanente). Proibição de execução fiscal sobre casa da família por dívidas de valor inferior ao bem executado (Imagem Shutterstock)
Igualdade de género no trabalho. Combater a desigualdade salarial entre homens e mulheres e fomentar um equilíbrio de género ao um nível de 33% dos cargos de direção das empresas cotadas em bolsa, setor público, administração direta e indireta do Estado. Aumentar em três semanas a licença de parentalidade gozada pelos homens (Imagem Shutterstock)
Rendimento familiar. Extinção da sobretaxa do IRS, reposição do Complemento Solidário para Idosos e Rendimento Social de Inserção, e aumento do Abono para famílias monoparentais (Imagem Shutterstock)
Saúde. Redução das taxas moderadoras e eliminação das mesmas sempre que o reencaminhamento do utente seja feito pelos centros de saúde ou linha Saúde 24. Mais unidades de saúde familiar e com mais valências (Imagem Shutterstock)
Vida profissional e familiar. Como medidas para a promoção da natalidade, as propostas passam por aumentar redes de creches nos centros urbanos, criação de creches locais promovidas por agrupamentos de empresas, adaptabilidade de horários para quem tem filhos com menos de 12 anos. Assegurar o funcionamento da escola pública a tempo inteiro até aos 14 anos (Imagem Shutterstock)
Violência doméstica e de género. Vigilância eletrónica e teleassistência para as vítimas, regulação provisória das responsabilidades parentais para os envolvidos em processos de violência doméstica (Imagem Shutterstock)
Transportes, passes para famílias e energia. Automatizar a tarifa social para famílias com baixos rendimentos, colocar o pagamento da Contribuição do Audiovisual no universo das comunicações, retirando-o da energia. Criar um passe familiar e bilhetes de grupo (para cinco ou mais pessoas) para os transportes públicos urbanos, descontos para estudantes até aos 25 anos (Imagem Shutterstock)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Saúde, educação, emprego, rendimento das famílias, vai tudo mudar de acordo com as Grandes Opções do Plano. Qual plano? O que foi apresentado pelo governo de António Costa e que deverá ser posto em marcha até 2019 (veja na galeria de imagens as mudanças propostas).

A aposta no aumento dos rendimentos familiares, a redução de taxas moderadoras, a reposição do IVA da restauração para os 13%, a criação de um complemento salarial anual são algumas das medidas traçadas no documento elaborado pelo governo – parte delas eram já conhecidas do programa do governo – e que foi revelado pelo Diário de Notícias e pelo Dinheiro Vivo.

A igualdade de género, o combate à violência doméstica e a aposta medidas de conciliação da vida familiar e profissional também estão patentes neste documento. Conheça algumas das ideias e as apostas (na galeria de imagens) e veja em que medida elas, uma vez aplicadas, podem mudar a sua vida.