Publicidade Continue a leitura a seguir

O tipo de alimento que come está ligado à altura do dia em que o ingere

Publicidade Continue a leitura a seguir

De acordo com um novo estudo, existe uma ligação entre o tipo de alimentos que ingere e a hora do dia em que os come. Por exemplo, alimentos com mais calorias e com menor qualidade estão, normalmente, associados ao período noturno.

Segundo uma conferência europeia e Internacional sobre a obesidade, uma dieta saudável está ligada a quão tarde durante o dia as pessoas consomem a maior parte dos seus alimentos.

O estudo descobriu que pessoas que consomem a maior parte das suas calorias à noite, tendem a consumir mais e a ter uma dieta de qualidade inferior. O objetivo do estudo, de acordo com a revista Medical News Today, era explorar a conexão entre o consumo noturno de calorias e a qualidade da dieta.

Ainda que as pessoas quebrem a ingestão de alimentos durante um grande período de tempo, que é o sono, a verdade é que acabam por quebrar o jejum com aquela que tende a ser a menor refeição do dia – o pequeno-almoço. Já existam estudos que afirmavam que a fome segue o seu próprio ritmo diário, e esse ritmo pode não ser o mais ideal para cada um.

A fome tende a ser mais forte ao final do dia, atingindo o seu pico por volta das 20h00 – hora a que, a maioria das pessoas, quebra o seu ritmo de atividades diárias. Isto faz com que acabem por ingerir mais alimentos, e de menor quantidade, nesta altura do dia. E, de uma forma geral, as pessoas que comem mais ao final do dia acabam mesmo por ter graves défices nos seus organismo.

Com base nestes dados, que ainda estão bastante preliminares, podem ser feitas novas dietas e regras, por parte até dos nutricionistas, para que exista uma adaptação dos alimentos consoante o horário e a rotina de cada pessoa.