Oito maneiras de aumentar a sua produtividade no trabalho

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[Fotografia: iStock]

Melhorar a eficiência e a organização no trabalho é extremamente importante para as empresas. A aposta num maior desenvolvimento dos colaboradores por parte de uma companhia é uma tarefa essencial para garantir a qualidade e a excelência de uma gestão empresarial.

Esse investimento possibilita que os trabalhadores façam o seu trabalho de uma maneira mais humanizada, ampliando a produtividade do serviço.

A pensar nesta questão, o Delas.pt reuniu oito dicas para melhorar a eficiência e organização no seu local de trabalho.

Faça uma avaliação de desempenho: Quando chegar a casa depois de um dia de trabalho, faça uma espécie de diário onde aponte o que fez durante o dia. Saber aquilo a que mais se dedicou e o que ainda precisa de melhorar vai permitir que se torne mais eficaz e responsável.

Faça o trabalho mais difícil em primeiro lugar: Começar pela operaçao mais difícil é a chave para progredir e executar um serviço de qualidade. Para além de reduzir as probabilidades de procrastinar, fazer isto também vai permitir que priorize as tarefas para concluir o que planeou para o dia.

Tenha uma boa noite de sono: Se não dormir bem antes de iniciar um dia de trabalho, pode ficar cansada e apática na jornada seguinte, o que vai prejudicar a sua eficiência. Descanse, no mínimo, sete ou oito horas seguidas de noite.

Limite as interrupções a que está sujeita: Em todos os locais de trabalho existem pessoas que gostam de conversar, ir para o café e fazer comentários sobre os outros. Quem faz isto pode fazer com que se distraia e perca tempo valioso para a elaboração do seu trabalho. Se puder, tente evitar as conversas e concentre-se no seu trabalho.

Faça uma lista de tarefas: Tudo aquilo que pode ser feito de forma quase automática vai fazer com que perca menos tempo. Por essa razão, elabore uma lista das tarefas que considera mais rápidas de serem feitas para se poder organizar.

Defina um objetivo: Estabelecer uma meta profissional ou focar-se em objetivos previamente acordados é essencial para evitar perdas de tempo. Minimize os desvios da sua atenção para assuntos que não vão trazer benefícios.

Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo: Embora possa parecer algo que vai aumentar a produtividade da empresa, a prática simultânea de várias tarefas não é eficiente e pode comprometer a sua capacidade de execução. Os erros que podem ocorrer nestas situações podem trazer mais prejuízos.

Tenha amigos no local de trabalho: Estudos provam que o facto de ter amizades dentro do trabalho aumenta a produtividade dos funcionários. Não se acanhe e tente construir uma boa relação de amizade com os seus colegas de equipa.