Publicidade Continue a leitura a seguir

A dança do mundo contra a violência sobre as mulheres já começou

Veja, na galeria, os números da violência contra mulheres no país, e na Europa, segundo a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) [Fotografias: Shutterstock]
Estima-se que, em Portugal, cerca de 1 milhão e 400 mil mulheres em Portugal com 15 e mais anos já tenha experienciado violência sexual e/ou física.
Na Europa, são assassinadas 50 mulheres,todas as semanas, por parceiros, ex-parceiros, namorados ou filhos. Em Portugal, em 2017 foram 18 as mulheres assassinadas da mesma forma. Alguns destes assassinatos acontecem no espaço público, sublinha a plataforma.
Uma em cada três mulheres com 50 ou mais anos já foi vítima de violência sexual em simultâneo com outras formas de violência.
Em 2016, mais de 2 mulheres por dia apresentaram queixa por crime de natureza sexual à polícia. 57% das violações foram perpetradas por homens familiares ou conhecidos das vítimas.
Na Europa, 9 milhões de raparigas experienciaram algum tipo de violência online até aos 15 anos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, é também a data oficial da campanha ‘One Billion Rising’, cujo objetivo é mobilizar mil milhões de pessoas, em todo o mundo, pela eliminação da violência contra as mulheres.

A iniciativa, que decorre, ao longo deste dia, e distribui por outras datas, em várias cidades de todo o mundo, toma a forma de manifestações públicas onde a dança é a “palavra” de ordem.

Em Portugal, a data é assinalada por organizações como a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), que promove eventos, alusivos à campanha, até ao final desta semana.

A PpDM incentiva as pessoas, em particular as mulheres, a enviar uma foto, identificando o local onde foi tirada, segurando uma folha de papel contendo os hashtags da campanha: #TheVaginaMonologues #RiseResistUnite #UntilTheViolenceStops #1BillionRising #V20IsComing.

Esta quinta-feira, 15 de fevereiro, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (FCSH-UBI) volta a juntar-se à ‘One Billion Rising’ com a “Join FCSH-UBI and Break the Chain”. A atividade decorre às 14h30, no hall da entrada principal faculdade e desafia estudantes, docentes e funcionários a dançarem ao som de ‘Break the Chain’, música oficial da campanha. Também na Covilhã, no dia 17 de fevereiro, a organização CooLabora promove uma caminhada urbana. Com início a partir das 9h, percurso da corrida será feito em torno de marcas de violência em espaço público, que estarão assinaladas em vários pontos da cidade.

No dia 16, a PpDM e a Associação de Mulheres Contra a Violência promove um encontro entre associações e a ativista e sobrevivente de violência sexual, Claire McFarlane. A sul-africana vem apresentar a organização que criou, Footsteps To Inspire, e promover uma corrida contra a violência, no dia 18, em Peniche.

Na galeria, em cima, confira os números nacionais, e europeus, da violência contra as mulheres, compilados pela PpDM.

Imagem de destaque: REUTERS/Erik De Castro