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Os padrões de beleza estão a mudar e a indústria da moda também

Iris Apfel é um ícone da moda aos 95 anos e mostra que nunca é tarde demais para aparecer nas capas das revistas. Orgulhosa em não cumprir as regras, tem um estilo bastante distinto e não convencional para a sua idade. Tem como lema "more is more & less is a bore" [mais é melhor e menos é aborrecido] Apfel conta atualmente com cerca de 343 mil seguidores na sua conta de instagram e, para além do seu sucesso nas redes sociais, é também decoradora de interiores em Nova Iorque, designer de moda e mulher de negócios. Conta com uma coleção de acessórios irreverentes e lançou uma aplicação de emoji's bastante ao seu estilo.
Maria Borges: A modelo angolana foi a primeira modelo a defilar para a Victoria’s Secret com o seu cabelo ao natural. Maria, que tal como outras modelos africanas usava perucas e extensões para os desfiles, exibiu seu cabelo afro com muito orgulho e as redes sociais não resistiram ao seu encanto.
Ashley Graham começou a dar que falar ao ser a primeira modelo plus size a figurar numa capa da Sports Illustrated, mostrando que não são apenas as pessoas magras que representam uma vida saudável. Para além de ser um fenómeno social com cerca de 2,3 milhões de seguidores na sua conta de instagram, surgiu em sua homenagem a hashtag #IAmSizeSexy, reforçando o seu papel de ativista contra os estereotipos no mundo da moda e beleza.
Winnie Harlow: A modelo canadense foi descoberta no reality show America's Next Top Model e desde então que tem dado que falar. Com cerca de 1,3 milhões de seguidores no instagram, Winnie é um exemplo que os estereótipos de beleza estão a mudar. Apesar de sofrer de vitiligo, uma condição que faz a pele perder a pigmentaçãom, é o rosto da Desigual e arrasou nos desfiles da New York Fashion Week.
Cansada de estar constantemente a ser julgada pela sua imagem, Alicia Keys decidiu fazer uma mudança radical. A cantora, de 35 anos, deixou de usar maquilhagem e agora surge em público com a cara lavada. Um dos seus principais motivos foi "o facto de as mulheres sofrerem uma lavagem cerebral para serem magras, sensuais, desejadas ou perfeitas".

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No mundo da moda já não entram apenas modelos que seguem os padrões de beleza convencionais.

Desde protagonistas de campanhas de moda, às it girls e fenómenos das redes sociais, são cada vez mais as modelos que não encaixam nas medidas tradicionais da moda, dando nas vistas por uma beleza única que fica fora do padrão normalmente visto nesta indústria.

Como forma de mostrar às mulheres que a sua feminilidade engloba muito mais do que o retratado normalmente nos anúncios de moda, a campanha mais recente da H&M é protagonizada por mulheres de todas as formas, cores e tamanhos, rejeitando as normas tradicionais do comportamento feminino impostas também pela sociedade.

Ao som de “She’s a Lady” de Tom Jones, uma mulher com curvas desfila de uma maneira confiante na sua roupa interior, uma mulher ruiva recosta-se mostrando umas axilas não depiladas e uma mulher africana sorri enquanto palita os dentes com um garfo durante um jantar.

 

Esta campanha da H&M para a sua coleção de outono já é um sucesso nas redes sociais e tem recebido comentários de fãs a expressarem o seu apoio face à diversidade na escolha das modelos.

Numa outra abordagem, a Mango mostra também que o tamanho não é incompatível com a moda. Através de um projeto digital que celebra as mulheres com curvas, as protagonistas da campanha da Violeta by Mango refletem sobre a indústria da moda, os clichês sobre as curvas e os problemas com que se deparam quando procuram peças que as favoreçam e se adaptem a corpos curvy.

 

Outros mulheres que mostram que os padrões estão a mudar são Iris Apfel, Maria Borges, Ashley Graham, Winnie Harlow e Alicia Keys. Apesar de terem belezas muito diferentes têm em comum o facto de serem mulheres femininas, relacionadas com o mundo da moda, da arte e do espetáculo, que se sentem bem consigo mesmas e inspiram as mulheres reais.

Na nossa galeria encontrará mulheres que refletem que o tamanho, o estilo ou a idade não são obstáculos na hora de vestir e de serem as protagonistas das últimas tendências de moda.


Veja também: Campanha contra tirania da magreza chega à Semana da Moda de Londres.