Papa lembra vítimas de violência doméstica, abusos de menores e idosos

papa francisco
[Fotografia: Instagram oficial franciscus]

Na sua mensagem tradicional de Natal, Papa Francisco fez múltiplos apelas à sociedade. Dos conflitos internacionais ao que se passa intramuros e na casa dos fiéis, o Sumo Pontífice lembrou as vítimas de violência doméstica, mas não só.

“Filho de Deus, conforta as mulheres vítimas de violência doméstica , que aumentam neste tempo de pandemia. Dá esperança às crianças e adolescentes objeto de tormentas e abusos. Oferece consolo aos idosos sobretudo aos mais sós”, pediu.

Uma mensagem que não esqueceu o que se passa no mundo, em particular os “conflitos esquecidos”. Francisco apelou ao “diálogo” para que “não se propaguem as metástases de um conflito gangrenado” na Ucrânia, onde as tensões com os separatistas pró Rússia fazem antever uma escalada militar. “Sejam a luz e o apoio desses que acreditam e trabalham, mesmo contra a corrente, em favor do reencontro e do diálogo, e não deixem que as metástases de um conflito gangrenado se propaguem na Ucrânia”, declarou.

Na sua mensagem, o papa lembrou “as tragédias imensas” e “esquecidas” que ocorrem na Síria e no Iémen, no meio de conflitos que fizeram “numerosas vítimas e um número incalculável de refugiados”. “Ouvimos o grito das crianças a levantar-se no Iémen, onde uma terrível tragédia, esquecida por todos, decorre em silêncio há anos, matando pessoas todos os dias”, disse.

Como já vem fazendo nos últimos anos, em que enumera os principais dramas e conflitos no mundo, Francisco não esqueceu os problemas no Médio Oriente, a crise política na Birmânia e a crise económica no Líbano.

Por outro lado, desejou que nos povos do continente americano prevaleça “o respeito recíproco e o reconhecimento dos direitos e dos valores culturais de todos os seres humanos”.

Na sua mensagem de Natal, o papa Francisco desejou também que se encontrem soluções mais adequadas para a superação da pandemia e que as vacinas possam chegar às populações mais pobres.

CB com Lusa