Paquistão: botões de pânico nos comboios para impedir assédio e agressões sexuais

pexels-ketut-subiyanto-4901995
[Fotografia: Ketut Subiyanto/Pexels]

O recém-eleito primeiro-ministro paquistanês Shehbaz Sharif está a rever as medidas de segurança nas instalações ferroviárias e dentro dos próprios comboios para tentar travar assédio e agressões sexuais exercidas sobre mulheres.

De acordo com a imprensa do país, a medida passa por criar uma aplicação para telemóvel, cujos códigos devem estar impressas nos bilhetes, e que possa der acionada de forma rápida.

A proposta passa também por montar um sistema de botões de emergência, vulgo de pânico, em todos os comboios e que deve ser acionado em caso de assédio ou tentativa de violação. Uma medida a que também se junta um sistema de videovigilância em todos os espaços como medida preventiva para eventuais ataques sobre mulheres e o lançamento de uma campanha para a consciencialização para este crime.

Recorde-se que, no ano passado, o ex-primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, esteve sob polémica por ter considerado – em entrevista ao site Axios e numa altura em que o país tem vindo a atravessar uma verdadeira “epidemia de violações” – que as vítimas eram culpadas de violação por usarem “muito pouca roupa”.