Parlamento Europeu aprova reforço da segurança dos brinquedos

pexels-mike-bird-189530
[Fotografia: Pexels/Mike Bird]

O Parlamento Europeu aprovou, esta quarta-feira, 13 de março, a revisão do regulamento sobre a segurança dos brinquedos. A proteção das crianças a substâncias nocivas à sua saúde foi o que motivou a decisão.

“Os brinquedos são uma parte essencial do crescimento de qualquer criança e a União Europeia tem o dever de assegurar que os mais novos brincam em segurança“, destaca Sara Cerdas, eurodeputada e médica em saúde pública.

“A harmonização nas regras e nos requisitos de produção e comercialização é fundamental, pois só assim conseguiremos que os brinquedos feitos e vendidos em qualquer Estado-Membro tenham em conta a saúde das crianças, tanto a curto, como a médio e longo prazo”, acrescenta.

O Parlamento propôs, portanto, a proibição de substâncias e químicos como os bisfenóis – compostos químicos usados na fabricação de plásticos –, PFAS – conhecidos como “produtos químicos eternos” – e metais pesados.

Além disso, foi proibida a utilização de fragrâncias nos brinquedos para crianças com menos de 36 meses, “por terem um efeito tóxico, persistente, móvel e bioacumulativo”.

“A União Europeia reafirma o seu compromisso em liderar pelo exemplo, ao proteger a saúde infantil enquanto estabelece padrões rigorosos para a produção e comercialização de brinquedos”, conclui Sara Cerdas.