Especialistas consideram o pequeno-almoço a refeição mais importante de todas. No entanto, nem sempre há tempo para preparar um pequeno-almoço reforçado e nutricionalmente completo.
De modo a ter uma alimentação variada ao pequeno-almoço, mas evitar alimentos processados – que podem ficar caros e geralmente não são ricos em proteínas e nutrientes -, há receitas que vão ajudar. E irá reduzir o tempo de preparação, porque não precisa de as cozinhar.
Torrada de abacate, grão de bico e tomate
Torrada de abacate é um pequeno-almoço clássico, mas adicionar grão de bico e tomate acresce a proteína, fibra, entre outros nutrientes.
Torrada de abacate com queijo cottage e tomate
Outra forma de acrescentar proteína a um pequeno-almoço é com torradas de abacate e adicionar queijo cottage. Este ingrediente acrescenta uma cremosidade que funciona perfeitamente com o abacate e também contém probióticos saudáveis para o intestino e o tomate.
Batido de mirtilo
Quando se trata de pequenos-almoços sem ser necessário cozinhar, os smoothies são uma das opções preferidas. Para esta receita junte sumo de mirtilo – rico em antioxidantes – a manteiga de amendoim e sementes de chia – de modo a fornecer ainda fibras e proteínas.
Batido de proteína de chocolate
Se prefere um smoothie mais doce opte por esta receira. Misture proteína em pó de chocolate, leite, banana, frutas vermelhas e verduras. O resultado final é um batido com sabor a sobremesa.
Pudim de chia de pão de banana
Assar pão de banana é uma excelente opção, mas nem todas têm tempo para isso. Por isso, opte por um pudim de chia de pão de banana. A junção de baunilha, canela e manteiga de amêndoa dá o sabor quente que procura. E cada ingrediente está repleto de benefícios nutricionais.
Barras de proteína de aveia não cozidas
As barras de proteína de aveia não cozidas são a opção ideal se não pretende ligar o fogão ou o formo. Tudo o que precisa é de aveia em flocos, manteiga de amêndoa, mel, proteína em pó e gotas de chocolate. Depois de formar as barras, coloque-as na arca frigorifica por 20 minutos.
Iogurte grego com frutos vermelhos
Se tiver apenas dez minutos, terá tempo suficiente para preparar este pequeno-almoço cremoso e doce. Para a base, opte pelo iogurte grego para obter o máximo de proteína possível. Em seguida, basta adicionar as coberturas, que neste caso são frutas vermelhas, granola e flocos de côco.
Muesli caseiro com nozes
Para esta receita caseira apenas precisa de aveia em flocos, nozes, frutos secos e especiarias, ótimas fontes de proteína.