Peso das mochilas e má postura são os principais culpados pelas dores de costas das crianças

A pilha de livros, um para cada disciplina; os dossiers e cadernos, o restante material escolar e ainda a mala de educação física. É o peso excessivo nas mochilas das crianças que uma nova campanha quer prevenir neste regresso às aulas. Sob o mote Olhe Pelas Suas Costas, esta nova iniciativa quer sensibilizar os pais para as causas mais frequentes dos problemas de costas na população infantil.

Apesar da mochila sobrecarregada ser apontada como o grande inimigo a combater, existem ainda outros dois grandes culpados: as posturas inadequadas à secretária e os hábitos de vida pouco saudáveis. “O excesso de peso contribui também para as dores nas costas, devido ao aumento da carga que a coluna tem que suportar”, explica o neurocirurgião Bruno Santiago (coordenador da campanha nacional), em comunicado enviado às redações.

De acordo com o especialista, todos estes factores contribuem para desequilíbrios musculares que são ainda mais graves na infância, uma vez que os músculos dos mais novos não estão preparados para tanto peso.

A campanha alerta ainda para a prevalência de dores lombares, mais acentuada nos adolescentes, mas que tem também vindo a aumentar na população infantil, podendo transformar-se em dor crónica anos mais tarde. “Sabemos que as crianças que as desenvolvem em idade precoce estão mais propensas a sofrer de lombalgia crónica mais tarde”, alerta o neurocirurgião, lembrando que as doenças específicas da coluna, como a escoliose idiopática, podem afetar até 5 pessoas em cada 100.

Percorra a fotogaleria para saber quais os principais conselhos desta campanha para evitar as dores de costas em idade infantil.

Escoliose: a doença que destrói a autoestima de crianças e jovens