Publicidade Continue a leitura a seguir

Pierre Casiraghi, o príncipe que se juntou à ativista Greta Thunberg

Activist Greta Thunberg speaks during the global demonstration "Global strike for future" in central Stockholm, Sweden, March 15, 2019. TT News Agency/Henrik Montgomery via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. SWEDEN OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SWEDEN.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Filho de Carolina do Mónaco, o príncipe Pierre Casiraghi juntou-se à ativista Greta Thunberg e está a navegar pelo Atlântico por razões ecológicas. O príncipe, de 31 anos, tornou-se o mais recente aliado da ativista, de 16, e juntos irão embarcar em prol das alterações climáticas. A embarcação saiu do Reino Unido esta segunda-feira, dia 12 de agosto.

[Pierre, Wikimedia]
A viagem está a ser realizada a bordo do veleiro Malizia II, que pertence a Pierre, e a viagem terá como destino Nova Iorque, para que participem na Cúpula de Ação Climática, que começa a 23 de setembro. O filho de Carolina do Mónaco irá assumir o leme do seu veleiro, que está equipado com painéis solares, juntamente com Boris Herrmann, o seu companheiro habitual de corrida. A travessia irá durar cerca de duas semanas e os luxos serão dispensados: só viaja apenas o essencial.

Para além do príncipe, o seu companheiro de corrida e Greta, na equipa está também o pai da ativista e uma equipa de cineastas. Uma vez que o veleiro é de competição e não está preparado para acolher a tripulação durante tanto tempo, as condições dos tripulantes serão minimalistas: saco de cama para dormir, sem sítio para tomar banho e cozinhar num pequeno forno de campismo – assim serão as próximas duas semanas.

A viagem será documentada em vídeo, uma vez que os cineastas presentes – que já têm vindo a acompanhar Greta nos últimos meses – estão a fazer um documentário sobre a sua vida e as suas iniciativas.

Como é que o príncipe chegou até Greta?

Há uns tempos, Greta utilizou a sua conta oficial de Twitter para desabafar que queria ir a este congresso em Nova Iorque mas que não sabia como o haveria de fazer, uma vez que não anda de avião para não contribuir com a poluição. Boris Herrmann, o colega de competição do príncipe Pierre, viu a publicação e lembrou-se que o veleiro poderia ser a solução.

Recorde-se que a ecologia sempre foi algo que preocupou o príncipe Pierre Casiraghi, que se começou a empenhar de forma ativa em várias campanhas a favor do meio ambiente quando participou numa das várias competições de veleiro e se apercebeu de quanto o mar está poluído e cheio de plásticos.

Greta Thunberg, a adolescente ativista que levou milhares às ruas