Mais depressa dir-se-ia que o trabalho tira anos de vida do que dá, mas há quem não concorde com isso. Conhecidos por viverem até aos cem anos e de boa saúde, os japoneses defendem que o trabalho é um dos segredos para uma vida sã e duradoura. Por isso mesmo reunimos sete conselhos destes centenários que parecem converter as horas a mais no trabalho, em anos de vida.
A trabalhar em média 35 horas por semana – dados do PORDATA -, os portugueses estão entre os que mais horas laborais fazem na Europa. Muitos vivem diariamente sob stress, ansiedade e preocupações (por vezes) excessivas, acabando por desenvolver problemas de saúde.
Manter uma atitude positiva e como saber agir em determinadas situações no trabalho (ver galeria de imagens a cima) são algumas das práticas de vários japoneses centenários. Homens e mulheres que revelaram os segredos de uma longa vida e que surgem contados no livro da jornalista Junko Takahashi: O método japonês para viver 100 anos.
Num dos capítulos (capítulo 4 – Profissão), Junko foca-se na área laboral revelando os segredos do Oriente capazes de transformar o trabalho numa atividade benéfica à saúde.
Percorra a galeria de imagens acima para saber como fazer com que o trabalho não lhe tire mais anos de vida.
[Imagem de destaque: Shutterstock]
O que é mais importante para as pessoas no local de trabalho?