Quatro passos para distinguir uma amizade saudável de uma tóxica

pexels-ekaterina-bolovtsova-4051134 (1)
[Fotografia: Pexels]

Tal como em qualquer outra relação, os amigos também têm discussões e cometem erros. Ainda assim, no final, costuma existir um pedido de desculpas ou uma compensação para algo que se possa ter feito de mal. No entanto, há amigos que não fazem estas coisas e, simplesmente, esquecem-se de si.

Ao contrário do que se possa pensar, não somos afetadas apenas por relações amorosas. Somos afetadas por relações familiares, relações de trabalho e, principalmente, relações de amizade.

Ao contrário de um colega de trabalho ou da maioria dos membros da nossa família, com um amigo partilhamos uma intimidade maior: os nossos medos, preocupações, desejos, inseguranças e até mesmo os nossos maiores segredos. Algo que é inofensivo quando a outra pessoa deseja a nossa felicidade, mas que pode ser um problema se acabar não sendo um amigo tão bom quanto pensávamos.

Conhecemos pessoas ao longo do nosso caminho e mantemos essas relações sem refletir profundamente sobre elas, sem decidir conscientemente se realmente queremos essa relação na nossa vida ou não”, diz a psicóloga Emma Ribas ao site S Moda.

Temos a tendência de tentar manter amizades, sem parar para pensar se elas continuam a trazer-nos algo de bom ou não a cada momento da vida. “Uma boa recomendação seria refletir sobre como me sinto com cada um dos amigos que tenho”, refere a especialista.

Embora às vezes seja mais difícil para nós terminarmos uma relação de amizade do que uma relação amorosa, precisamos de ver os sinais de alerta da forma mais óbvia.

Assim, estes são alguns dos segredos para aprender a diferença entre boas amizades e aquelas que são tóxicas.

Manter o respeito

Um relacionamento saudável deve ser baseado no respeito mútuo. Mas com amigos, a tendência é sermos mais relaxadas. Podemos cancelar um encontro sem avisar com antecedência, deixar chamadas não atendidas sem resposta, insultar como uma piada ou até mesmo humilhar em público para ser engraçado, pois “os amigos estão perdoados de tudo”.

Nada está mais longe da realidade. “Se não houver respeito, não há relacionamento saudável”, insiste Emma Ribas, acrescentando que “ter respeito pela outra pessoa significa que ela me aceita como eu sou, que ela não está constantemente a julgar-me e, claro, que ela não me humilha ou insulta”.

Alegre-se com as conquistas do outro

A inveja existe também entre amigos e isso, gostemos ou não, é uma realidade. Mas uma coisa é a inveja saudável de que se alegra, embora uma pequena parte de si também deseje aquele emprego melhor, ou poder ir naquela viagem de férias e outra é que o que é uma boa notícia para um amigo, acaba por se tornar um problema para ambos.

“Uma característica de uma amizade tóxica é aquela em que se tem ciúmes das conquistas, progresso ou bons momentos”, explica a psicóloga Yolanda Cuevas ao SModa.

Não monopolize o relacionamento

Quando temos um relacionamento amoroso com uma pessoa, isso não nos deve impedir de ter outros amigos. Uma única pessoa não pode ser o centro da nossa vida. Porém, às vezes, é justamente um amigo que monopoliza o nosso tempo ou aquele que acaba por nos colocar contra outros amigos anteriores por puro ciúme.

“Bom amigo é aquele que, se passar pela mesa dele, cumprimenta e decide sentar-se noutro lugar com outras pessoas, o seu sorriso permanece e é permissivo”, descreve o psicólogo Nacho Coller ao S Moda.

Para o mal, mas também para o bem

Uma amizade saudável significa estar presente nos bons e os maus momentos. Uma pessoa que só lhe liga para reclamar, falar de infortúnios e problemas, não é boa amiga. Tanto que a cada conversa ou a cada encontro pode ter uma sensação de cansaço de estar com ela.

“É esse tipo de amizade que a esgota emocionalmente”, observa Yolanda Cuevas acrescentando que, este tipo de pessoa “só se dirige a si quando precisa, foca-se nas necessidades dele e não tem consciência das suas”.