Publicidade Continue a leitura a seguir

Quebrámos os maiores mitos sobre o pão

Percorra a galeria de imagens e quebre os grandes mitos sobre o pão. [Imagens: Shutterstock]
O pão engorda - Mito O pão é um alimento que tem calorias, portanto, se o consumirmos de forma desmesurada, poderá conduzir a um aumento de peso. Mas se tivermos um consumo moderado, o pão não conduz a um aumento de peso. Podemos então dizer que: o pão, quando associado a um consumo adequado, não engorda. Mas qualquer alimento fornecedor de calorias, quando consumido em excesso poderá levar ao aumento de peso.
O que engorda não é o pão, é o seu acompanhamento – Verdade O problema está muitas vezes naquilo que se coloca dentro do pão e na quantidade: enchidos, muita manteiga, muita compota, muito queijo... tudo isso poderá ser menos positivo. Mas colocar uma quantidade reduzida de manteiga ou compota, como cinco a dez gramas – uma colher de café –, ou uma fatia fina de queijo, não tem problema absolutamente nenhum.
O pão impede-nos de comer mais – Verdade Quando nós incluímos pão no nosso pequeno-almoço ou nos lanches que vamos fazendo ao longo do dia, isso vai fazer com que nós estejamos mais saciados, não tenhamos fome tão cedo ou tão facilmente. Tem a ver com a saciedade que este alimento nos provoca e isso contribui, muitas vezes, para uma normalização e equilíbrio alimentar.
Congelar pão torna o alimento menos rico – Mito Não há grande alteração em termos de composição nutricional. O importante é ter atenção à forma como utilizamos o pão e como o descongelamos. Muitas vezes torramo-lo, colocando-o diretamente da torradeira ou tostadeira. Aí há que ter um cuidado extra: não torrar / tostar excessivamente, porque quando isso acontece carbonizamos determinadas partes do pão, surgindo determinadas substâncias que são tóxicas ao nosso organismo.
O pão faz inchar a zona abdominal – Mito Em teoria, não há substâncias ou componentes no pão que possam promover esse tipo de sintomas, portanto, à partida não. Mas cada pessoa tem as suas próprias reações aos alimentos que consome e quando falamos em pão há muitos tipos de pão. Há muitas pessoas que quando consomem leguminosas (feijão, ervilhas, lentilhas) têm este sintoma, se calhar se consumirem um pão com leguminosas, como alguns que existem, provavelmente vai acontecer.
O pão aumenta o risco de tensão alta – Mito Se o pão tiver muito sal, obviamente pode influenciar a pressão arterial e poder condicionar uma hipertensão se o consumo for elevado. Contudo, atualmente, os pães produzidos e comercializados em Portugal têm de obedecer a determinadas leis que regulam os níveis de sal nesse alimento. Há uns bons anos o pão era um veículo de sal, atualmente já não.
O pão integral é mais saudável do que os outros – Verdade Chamamos pão integral aos pães cujo cereal ou cereais tenham mantido a casca que é muito rica em termos nutricionais – em fibras e vitaminas de complexo B. Se compararmos os pães feitos com esses cereais que mantiveram a casca, com aqueles em que os cereais perderam a casca, obviamente que os integrais vão ser melhores em termos nutricionais e para a saúde.
O pão piora os níveis de colesterol – Mito O pão, por si só, não prejudica os níveis de colesterol. Pelo contrário, se for rico em fibras, proveniente dos tais cereais com casca, pode até levar a uma melhor gestão do colesterol. O colesterol provém ou dos alimentos consumidos ou do nosso próprio organismo, que produz tanto ou mais colesterol quanto pior for a alimentação em termos, por exemplo, de gorduras saturadas. Tendo em conta que o pão não tem gorduras saturadas, o pão não vai aumentar os níveis de colesterol.
O pão do hiper ou supermercado faz pior à saúde do que o da padaria ou do feito em casa – Verdade Não é que se possa dizer que é pior, mas esses pães (por vezes) não só acabam por ser embalados em plásticos que permitem conservar mais o pão, como também levam na sua composição determinadas substâncias, os chamados 'melhorantes' e conservantes que auxiliam no prazo de validade alargado.
O pão não traz benefícios à saúde – Mito O pão traz ou pode trazer, depende é do consumo diário. Não esquecendo as necessidades de cada pessoa que podem variar de acordo com a idade de pessoa, a atividade física, o estado de saúde. Mas este é sem dúvida um alimento que por si só tem poucas calorias, e traz benefícios nutricionais por ser rico em fibras e minerais. Além disso, é um alimento versátil, podendo ser conjugado com outros alimentos bons para a saúde.
Não comer pão faz bem ao organismo – Mito Não há um efeito direto no organismo se o eliminarmos, pode é haver um efeito daquilo que incluímos ou não em lugar do pão que consumíamos. Substituir o pão por bolachas: em termos nutricionais o pão é sempre (à partida) um alimento mais equilibrado que a bolacha, que inclui mais gordura. Ou, por exemplo, retirar o pão dos lanches, vai empobrecer demasiado essas refeições, vai chegar-se ao almoço e ao jantar com mais fome e comer muito mais, desequilibrando o consumo alimentar.
O pão aumenta o risco de tensão alta – Mito Se o pão tiver muito sal, obviamente pode influenciar a pressão arterial e poder condicionar uma hipertensão se o consumo for elevado. Contudo, atualmente, os pães produzidos e comercializados em Portugal têm de obedecer a determinadas leis que regulam os níveis de sal nesse alimento. Há uns bons anos o pão era um veículo de sal, atualmente já não.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Adorado por muitos e temido por tantos outros, o pão parece estar a perder o lugar na mesa dos portugueses. É dos alimentos que mais deixamos de consumir quando esperamos perder uns quilinhos e aquele que mais ingerimos quando procuramos um almoço rápido e fácil. Mas será que faz assim tanta diferença na balança deixar o pão de lado? E na saúde? Será este alimento assim tão indispensável a uma alimentação equilibrada?

Fomos saber tudo junto da nutricionista Helena Real e prepare-se, porque esta terça-feira, 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial do Pão, quebramos os maiores mitos sobre o alimento que afinal anda a ser subestimado – veja a galeria de imagens acima.

Rico em fibras e vitaminas de complexo B, com cada vez menos sal e com tantas e tantas variedades disponíveis, o pão está a tornar-se um alimento cada vez mais aliado de uma alimentação equilibrada, segundo Helena Real. Numa breve conversa com a nutricionista, além de termos desmistificado onze mitos sobre este alimento, ainda ficámos a saber como fazer a melhor escolha na hora de levar pão para casa:

“Sempre que possível, é importante promover o consumo de pães integrais, de pães de misturas de farinha – o típico pão de mistura –, porque vamos buscar os benefícios de cereais diferentes. À partida, um pão mais escuro será mais saudável, porque vai ser um pão que terá preservado os cereais com casca”, começou por explicar. E prosseguiu acrescentando: “Se pudermos optar por pães mais simples em termos de composição, que não tenham adição de substancias extra, perfeito. No campo da alimentação impera muito a ideia de: o simples é, normalmente, o melhor”.

Helena Real deixa ainda outro conselho: “Podemos também considerar o consumo de outro tipo pães com ingredientes diferentes, como o facto de terem sementes ou nozes adicionadas. Estas são opções muito interessantes do ponto de vista nutricional. Não temos necessidade de andar todos os dias a consumir um pão que traga nozes, até porque, por norma, este é um pão mais caro. Mas podemos ter as nozes à parte e colocar no meio do pão. Funciona como um acompanhamento. Podemos e devemos variar e procurar esse tipo de opções”.

Percorra a galeria de imagens acima e quebre os grandes mitos sobre o pão.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Pudim de pão da princesa Diana