
Pouco determina o tipo de pele que tem, há sempre alturas em que sofremos com manchas e erupções cutâneas, mesmo tendo uma boa pele e uma excelente rotina de beleza.
O stress pode ser o motivo dessas imperfeições aparecerem de repente, tratando-se de um tema que a psicodermatologia está a começar a estudar.
Produção de sebo causada pelo stress devido à ansiedade, a ligação entre o cérebro e a pele é muito mais profunda do que parece.
O que é a psicodermatologia?
A disciplina relaciona a mente e a pele. São utilizadas técnicas psicológicas para saber como o bem-estar interior se manifesta na derme. Estima-se que cerca de 75% de todos os problemas relacionados com a cútis possam ter como causa o stress.
O stress provoca reações três grandes processos: a produção de adrenalina, no nosso sistema nervoso e na nossa resposta de fuga ou luta, algo que pode resultar no aumento de cortisol (que inibe a produção de colagénio), aumentar a produção de sebo na pele (o que leva ao surgimento de acne) e aumenta respostas inflamatórias.
Porquê ficamos com manchas ao entrar em stress?
“O stress faz com que a pele fique mais oleosa”, explicou Charlotte Ferguson, psicóloga e fundadora da Disciple Skincare. “Este aumento de oleosidade pode facilmente entupir os poros, permitindo o surgimento de acne. O stress também leva a que o sangue flua para partes do corpo mais vitais para sobreviver. Este processo causa problemas na pele ou agrava a acne”, disse.
“A ansiedade também suprime a imunidade do corpo, o que pode ter efeitos adversos como a habilidade de lutar contra bactérias. A ansiedade também causa respostas inflamatórias no corpo, que pode fazer com que as paredes dos poros quebrem – algo que pode causar vermelhões e inflamação em volta dos poros.
Como tratar a acne relacionada com a ansiedade?
“Tratar a acne holisticamente é a forma mais eficaz para obter uma pele mais limpa a longo prazo”, advertiu a especialista. “Prestar atenção à dieta, ao sono e ao stress é uma ótima forma para começar. Extratos de plantas naturais que ajudam o corpo a lidar com stress também pode ser uma boa ajuda para combater inflamação interna. Perceba ao que é intolerante – isto pode mostrar o que provoca a inflamação e o stress”, acrescentou.
Aqui ficam produtos que podem ajudar no combate a este problema.

