Reconheça práticas tóxicas e de abuso emocional num relacionamento

pexels-alena-darmel-6642995
[Fotografia: Pexels/Alena Darmel]

Existem vários comportamentos que podem ser prejudiciais para uma relação e que podem, facilmente, passar despercebidos, sem serem identificados. Às vezes, o casal pode estar a entrar num ciclo de abuso emocional sem se aperceber.

Entre as práticas tóxicas que permitem colocar os companheiros nessa situação estão o ghosting, haunting, gaslighting, stonewoling, breadcrumbing e love bombing.

Nomes complicados que acarretam consequências ainda piores. Conhecer estes métodos e saber identificá-los é essencial para saber como se salvar se for apanhada no fogo cruzado.

De forma resumida, o ghosting remete para uma atitude em que se é ignorada, como se desaparecesse como fosse um fantasma, nas redes sociais, durante bastante tempo.

O haunting é o oposto do anterior, no qual a pessoa aparece, depois de acharmos que já tinha desaparecido, e marca a sua presença.

O gaslighting refere-se ao processo no qual o parceiro utiliza a manipulação e mentiras para se enaltecer ou escapar de situações desfavoráveis para ele, questionado a sanidade da parceira. O stonewoling é algo similar ao “tratamento do silêncio”, onde há a recusa de responder e falar.

O breadcrumbing é usado por alguém que dá sinais de interesse sem ter intenções de seguir em frente com qualquer tipo de relação. Love bombing é quando o parceiro demonstra atenção, afeto e amor de modo excessivo, com o intuito de tornar o recetor totalmente dependente e facilmente controlável.

Em relações com estes tipos de hábitos nocivos, que aumentam cada vez mais, há manipulação e abuso emocional. As vítimas não sofrem ataques diretos, pois não há violência física ou verbal, porém, há abuso psicológico que gera grande sofrimento.

Muitos destes métodos não são únicos, ou seja, acontecem em cadeia. Um gera a prática de outro e, na maioria das vezes, deixa a vítima como a culpada.