
O Ministério da Saúde estará a preparar a lista de alimentos nutricionalmente mais relevantes para terem IVA a zero por cento (0%), conciliando também com dos dados dos volumes de venda de supermercados.
A lista de bens essenciais que deverão ver o IVA anulado, como medida para fazer face ao aumento do custo de vida, será composto entre 35 a 40 alimentos e numa proposta que só ficará completa e será revelada esta semana. No espaço de comentário semanal da SIC, o comentador e conselheiro de Estado Luis Marques Mendes revelou alguns dos alimentos que integrarão a lista.
Entre eles estão arroz, massa, batata, pão, legumes como cenoura, cebola, feijão, tomate, brócolos e curgetes, fruta mais comum como maçãs, peras e laranjas. A listagem inclui ainda proteínas como frango, carne de porco, ovos e peixes como salmão e pescada e leite meio gordo e azeite.
Segundo avança o DN, o número de alimentos poderá subir para os 46, incluindo peixes como cavala ou faneca, grão de bico, óeos vegetais e margarinas.
Recorde-se que a medida da redução do IVA deverá durar seis meses e as negociações implicam que a medida se aplique a toda a cadeia: da produção à distribuição.