A luta contra o cancro da mama ganha renovada força em outubro, mês convencionado para evocar a batalha contra a segunda maior causa de morte por carcinoma no sexo feminino.
Dados da Direção-Geral da Saúde indicam que uma em cada oito mulheres venha a padecer desta doença que, se detetada numa fase inicial, chega a ter 95% de hipótese de reversão.
Num ano raro como o de 2020, em que muitos exames e tratamentos tiveram de ser reagendados, remarcados, por vezes adiados devido à quarentena provocada pelo Covid-19, é tempo de olhar ainda com mais atenção para esta realidade.
São muitas as marcas que, tradicionalmente, se aliam a este mês de campanha – que culmina a 30 de outubro, com a evocação do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.
Assim, desde iniciativas cujo dinheiro angariado reverte em parte para a investigação e compra de equipamento médico, a debates e colóquios informativos, passando por produtos especialmente concebidos, veja aqui algumas das empresas que se associam a esta causa e que garantem cumprir a margem de solidariedade a que se propõem.
Da beleza às conferências
No que diz respeito a conferências, “Dá as Mãos a Esta Causa” é uma iniciativa feita em parceria com com o Fundo iMM-laço e a marca de cereais Fitness e que lança as Pink Ribbon Talks.
A partir de 15 de outubro, com o testemunho inicial da cantora e atriz Simone de Oliveira e que venceu dois cancros de mama, vão suceder-se múltiplas conversas a partir das 21 horas e com a duração de 45 minutos, na página de Instagram @nestlefitnessportugal.
“A 22 de outubro, a tatuadora Mariza Seita vai mostrar como a sua arte e talento são capazes de ajudar mulheres, que sofreram intervenção cirúrgica e que lutam contra esta doença, a recuperarem a sua confiança e a melhorarem a autoestima. A fechar, a 30 de outubro, Lynne Archibald conversará com a Sofia Mensurado, médica e investigadora do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, para uma conversa sobre os avanços da ciência na luta contra o cancro da mama”, refere o comunicado.
Roupa íntima e não só
Segundo avança o comunicado enviado às redações, “durante todo o mês de outubro, por cada soutien vendido em qualquer loja do país e online, a marca doa 2€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro para apoiar a luta contra o cancro da mama”. As lojas físicas vão, nesta ocasião, ter “uma decoração especial dedicada ao tema, em todo o país”.