Publicidade Continue a leitura a seguir

Saiba o que fazer antes do jantar se estiver com fome

Veja na galeria quatro conselhos da nutricionista Sofia Correia para evitar comer mais do que necessita e do que é saudável para si.
Fazer várias refeições durante o dia evitando grandes períodos de jejum, tentando respeitar, se possível, intervalos de cerca de 3 horas entre elas.
Antecipe a hora da sopa. A sopa deve fazer parte de uma refeição principal completa, no entanto esta não tem de ser consumida imediatamente antes do prato principal. Prepare sopa para vários dias e, quando chega a casa basta aquecê-la, sendo uma alternativa bem mais saudável que as bolachas ou até mesmo o pão.
Se possível, antecipe a hora de jantar. Caso sinta necessidade pode então mais tarde fazer uma pequena ceia leve e saudável;
Faça um segundo lanche da tarde. Opte pela fruta e snacks saudáveis como uma peça de fruta e/ou um punhado de frutos secos, ou até mesmo um queijo fresco ou um iogurte antes ou ao sair do trabalho. Outra alternativa é ir petiscando os legumes e vegetais lavados, em cru, enquanto está a preparar o jantar, e que servirão para acompanhar o prato principal.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Que atire a primeira pedra quem nunca chegou a casa e ficou a pensar se deveria ou não comer alguma coisa, tendo em conta que a hora do jantar se aproximava a passos largos. Será que devemos comer um iogurte? Uma pequena bolacha? A nutricionista Catarina Sofia Correia, nutricionista na Clínica Tejo Saúde e parceira do Fitness Hut, tira algumas dúvidas sobre a temática de “petiscar antes de jantar”.

Todos sabemos que para manter um estilo de vida equilibrado é essencial a prática de uma alimentação saudável e consciente. Sendo que é aconselhado comer várias vezes ao dia e não ficar longos períodos sem comer, sabemos que a rotina do dia-a-dia nem sempre o permite. E esta é uma das grandes razões pelas quais chegamos ao final do dia com mais apetite do que seria suposto, explica a nutricionista.

A fome que se sente no final do dia pode ser um pouco ingrata: ou porque ainda é cedo para jantar ou porque já é tarde para fazer um lanche. “Um dos fatores que temos que perceber é se realmente sentimos fome ou se é vontade de comer, ou seja, a fome é física ou é emocional?”, começa por questionar a especialista.

Caso a fome seja física, então é um sinal de que muito possivelmente o seu dia alimentar não tenha sido equilibrado o suficiente. Percorra a galeria de imagens acima e veja as dicas da nutricionista Sofia Correia para evitar cometer erros na sua alimentação.

Saiba como ter uma alimentação mais sustentável e amiga do ambiente

Campanha mostra quanto tempo duram realmente os alimentos e como evitar desperdícios