Saiba quais são os melhores tecidos para as roupas do seu cão

dog
[Fotografia: Victor Grabarczyk/ Unplash]

Vestir uma camisola ou um fato festivo ao nosso companheiro de quatro de patas é algo muito comum, no entanto, apesar do ar fofo com que ficam esta pode não ser uma boa opção.

Tal como os humanos fazem reações alérgicas a determinados tecidos também os patudos podem fazer e, ao contrário de nós, eles não têm como nos dizer o que estão a sentir.

A verdade é que muitos animais não gostam de usar roupa e não só podem ficar com a pele irritada como também ficam com os movimentos mais limitados. Mas, se mesmo assim, deseja vestir o seu fiel companheiro, é melhor saber quais os tecidos a evitar.

Um dos principais a evitar é a , pois pode ser bastante irritante para os cães e causar desconforto.

Também o nylon pode ser um inimigo no que diz respeito ao conforto do seu animal de estimação. Este tipo de pano pode causar inflamação e comichão, mas claro se ele tem brinquedos e coleiras deste material e nunca fez uma reação alérgica uma camisola deste tecido deve ser segura.

O pelo falso também deve ser evitado por causar bastante comichão em alguns cães ou superaquecimento em patudos com pelo mais denso.

As misturas de algodão requerem algum cuidado, uma vez que, se estas peças não forem 100% algodão podem ter nylon ou poliéster.

Penas, outro tecido perigoso para o seu canídeo, pois não só pode irritar a pele como ainda acresce um risco de possível asfixia.

Como identificar uma reação alérgica no seu cão

Se o seu cão apresentar cortes ou manchas vermelhas na pele, tal pode indicar que está a fazer uma reação alérgica à roupa que tem vestida. Coceira, olhos lacrimejantes, espirros, inchaço no focinho ou nas patas e sacudir demasiado a cabeça também são indicadores de que alguma coisa não está bem.

A melhor forma de evitar estas reações é vestir o seu animal de estimação com peças feitas 100% de algodão.

Caso perceba que o seu patudo está a ter uma reação alérgica deve remover a roupa e levá-lo ao veterinário. Tenha também em atenção a liberdade de movimentos do seu cão bem como o risco de superaquecimento caso esteja num ambiente quente.