Santos Populares em casa? Como aproveitar da melhor maneira

iStock-1160437122(1)

O ano 2020 vai ser diferente, em muitos aspetos, daquilo a que estávamos habituados. As típicas festas de verão, como os famosos Santos Populares, vão ter de ficar para uma outra altura, mas isso não quer dizer que não possa trocar as festas da rua pela festa por casa.

A pensar nos feriados que se aproximam, e nos Santos Populares que este ano ganham um novo significado, a plataforma Habitissimo sugere a decoração certa para um arraial em casa como alternativa às festas na rua.
Ora veja abaixo as sugestões e comece já a preparar os seus Santos Populares:

1 – Criar um mural de sardinhas: rainha de qualquer mesa quando entalada no pão, a sardinha é também um dos motivos artísticos mais associados às festas de junho. Criar um mural de sardinhas com materiais reciclados garante horas de diversão em família e um colorido temático que vai fazer sobressair qualquer parede;

2 – Içar balões, lanternas e bandeiras: o bom espírito bairrista pede que ruas, varandas e janelas sejam decoradas a preceito. Aplicados em casa ou no jardim, os enfeites de papel de seda vão delimitar o ‘coração da festa’ e oferecer um sortido rico em formas e cores;

3 – Instalar uma parede de manjericos: se tempos houve em que a oferta da ‘erva dos namorados’ funcionava como pedido de casamento, hoje o manjerico é a planta ideal para criar uma parede viva ou uma treliça com aroma característico. Além da planta, cada vaso traz um cravo feito em papel e um verso popular alusivo ao amor, recordações a guardar da celebração do Santo casamenteiro em casa;

4 – Montar um Trono de Santo António ou Cascata Joanina: se a cascata está para o solstício de verão, como o presépio está para o solstício de inverno, fazer jus à tradição passa por homenagear os padroeiros. Os altares e tronos em miniatura, com figuras de barro, madeira ou papel, podem ficar em exposição e prolongar as memórias da ocasião neste ano excecional.

5 – Construir um estrado para o bailarico: nenhum arraial dos Santos fica verdadeiramente completo sem música popular e um pezinho de dança. Nos jardins e terraços mais espaçosos, um estrado ou um palco serão soluções de instalação fácil, para diferenciar a zona do bailarico.

Com 47 categorias de serviços, entre as quais a Decoração de Interiores e a Jardinagem, o Habitissimo faz também a ponte entre clientes que procuram profissionais especializados em obras e remodelações.