Sara Sampaio volta a ter crise de tricotilomania

“Tem sido uma semana difícil para as minhas sobrancelhas. Tenho estado tão ansiosa ultimamente que as minhas sobrancelhas quase desapareceram”, desabafou a manequim portuguesa, esta terça-feira, nas redes sociais. Na imagem partilhada, Sara Sampaio mostra assim estar a sofrer mais uma crise de tricotilomania, doença de que sofre desde a adolescência e que está ligada à sua ansiedade.

Criticando a forma como, muitas vezes, alguma imprensa tem abordado este problema, a modelo portuense aproveitou ainda para reforçar: “Continuarei a falar abertamente porque sei o quanto ajuda as pessoas que sofrem do mesmo. A saúde mental é um problema sério e muita gente não procura ajuda por vergonha e por pensar que psiquiatras são só para malucos”. “Sofrer de ansiedade, depressão, bipolarismo não é nem deveria ser razão de vergonha nem polémica”, acrescentou ainda.

Recorde-se que passou quase um ano desde que a manequim portuguesa utilizou as redes sociais, pela primeira vez, para falar sobre este transtorno obsessivo-compulsivo com que lida desde os 15 anos. De nome tricotilomania, este impulso caracteriza-se por um impulso em arrancar pêlos do corpo, sejam cabelos, pestanas ou sobrancelhas. Embora não tenha cura, é possível controlar os impulsos, muitas vezes através de terapia cognitivo-comportamental e com ajuda de medicação.

 

Sara Sampaio revela problemas de saúde