Será possível fazer uma pausa profissional sem arruinar a carreira?

Portrait of charming nice youth work worker touch finger palms hands look have thoughts dressed fashionable modern youth clothes outfit isolated grey background

Com o Governo a negociar com os parceiros sociais a introdução de uma licença sabática — paga integralmente pelo Estado através dos fundos europeus — que permita a melhoria das qualificações profissionais ou do nível de ensino dos trabalhadores, fazer uma pausa na carreira pode ser algo a pensar.

Pedir licença sabática ou sem vencimento, rescisão contratual ou licença de transição profissional pode dar o tempo e o espaço necessários para fazer um balanço, recarregar baterias e ganhar novas experiências.

Mas, mesmo que ao encontremos uma maneira de financiá-lo, será possível fazer uma pausa profissional sem arruinar a carreira?

Segundo o técnico Patrick Chassagne, é impossível. “Fazer uma pausa profissional é descer do comboio na esperança de que outro passe quando voltarmos. […] Claro que o empregador readmitirá após uma licença sabática. Mas, na realidade, não estará mais no centro da ação. E é irrecuperável”, afirmou à revista Madame Figaro.

Em alternativa à pausa profissional, aconselha-se que estabeleçam metas. “É a ausência de um objetivo a longo prazo que cria a sensação de que algo está errado e, portanto, a necessidade de procurar outro lugar. Estabeleçam metas, meçam os riscos e as recompensas. Se as recompensas valerem o esforço, criem estratégias para o sucesso”, acrescentou.