Publicidade Continue a leitura a seguir

Será que está a dar bem banho ao seu bebé?

1- Preparar o banho numa divisão resguardada da casa e sem correntes de ar. É ainda importante ter tudo o que precisa inclusive uma toalha já aberta próxima da banheira.
2- Antes de pôr o bebé na banheira faça uma limpeza perineal, para que o banho não fique contaminado com restos de urina ou fezes.
3- A água deve ter apenas um palmo de altura e a temperatura deve ser entre os 36ºC e os 37ºC. Se não tiver termómetro pode controlar a temperatura com o interior do seu punho que é mais sensível ao calor.
4- A forma certa de segurar o bebé é agarrar a axila mais distante e apoiar a cabeça do bebé no antebraço.
5- A lavagem deve ser feita de cima para baixo.
6- O banho do bebé deve durar no máximo 5 minutos.
7- Limpar e secar muito bem todas as pregas de pele.
8- Para virar o bebé pôr uma mão no peito do bebé e virá-lo de barriga para baixo, é preciso ter a certeza que a cara fica distante da água.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Dar banho a um recém-nascido nem sempre é fácil. São pequenos, frágeis e escorregadios, mas existem técnicas que ajudam a tornar o banho mais rápido e eficaz se pôr em risco a segura do seu bebé. Na galeria encontrar vai os conselhos de Vera Ortigão, enfermeira de neonatologia.

O banho do bebé só se deve tornar diário quando este começa a gatinhar – até lá o aconselhado é que sejam dados apenas dois banhos semanalmente. A higiene diária deve ser feita com recurso a águas de limpeza nos primeiros tempo de vida e mais tarde com toalhitas de higiene. Deve-se ter em especial atenção o rosto, mãos, pés e órgãos genitais.

A pele do recém-nascido é muito mais frágil porque todas as camadas são mais finas e menos maduras que na pele adulta. Quando nascemos, o nosso corpo vem coberto por uma camada protetora que se chama vernix, muito semelhante a uma fina camada de sebo, composta 80% por água, proteínas e gordura, e fundamental para manter a pele do recém-nascido protegida e saudável. Por essa razão os banho devem ser suaves, sem esfregar o corpo do bebé, para preservar esta camada o mais intacta possível.

“A dermatite atópica é mais do que uma doença de pele”