Sete razões para continuarmos amigas dos ex-namorados, segundo a ciência

Couple hugging outdoors

Não é fácil continuar amiga de um ex-namorado depois de a relação ter terminado. No entanto há alguns casos em que a amizade permanece. Intrigados com a situação, Justin Mogilski e Lisa Welling, da Universidade de Oakland, na Califórnia, EUA, decidiram investigar e pediram a 348 pessoas para fazerem uma lista com as razões que os levariam a continuar amigos dos antigos companheiros.

Ao todo, os cientistas reuniram 153 razões, mas sete delas – e que pode ver abaixo – foram repetidas inúmeras vezes por diversos participantes do inquérito.

O estudo permitiu também verificar que quem costuma sentir mais emoções negativas tende a manter amizade com os ex-namorados por razões sentimentais. Como sofrem mais com o final das relações, manter contacto com os antigos parceiros faz com que se sintam melhor.

As mulheres e homens extrovertidos, por sua vez, são mais propensos a manter uma amizade após o final de um relacionamento só para poderem continuar a ter relações sexuais. Já os homens costumam manter mais relacionamentos platónicos com ex-companheiras do que as mulheres.

Veja as razões mais evocadas na listagem abaixo