SIC diz que Cristina recusou apresentar seis programas

Cristina Ferreira
[Fotografia: Instagram]

A apresentadora e diretora de Ficção e Entretenimento da TVI terá recusado apresentar seis formatos de horário nobre na SIC, segundo alega a estação na acusação que consta do processo que corre no Tribunal Cível de Lisboa.

A Cristina Ferreira terá sido proposto a condução de programas como A Máscara, apresentado entretanto por João Manzarra, Lip Sync, também com o mesmo rosto da SIC e César Mourão, O Noivo é Que Sabe, atualmente com Cláudia Vieira, Escola de Sogros, Quem Quer Ser Milionário e A Experiência.

De acordo com o processo, avança o Correio da Manhã, a apresentadora terá alegado “desgaste de imagem e da marca Cristina” ou “falta de interesse”

Recorde-se que a não condução de formatos em horário nobre terá sido, segundo avançou a imprensa, uma das razões evocadas por Cristina Ferreira no momento de rescindir unilateralmente o contrato com a SIC, em julho deste ano, alegando por isso justa causa. Era ainda esperado, de acordo com o contrato, que a agora apresentadora da TVI apresentasse um formato de horário nobre por ano.

Segundo o processo, tal como noticia o diário, estava já definida a apresentação dos Globos de Ouro 2021, um caça talentos intitulado Outro Nível e um formato para a nova plataforma de streaming que a SIC lançou recentemente, a OPTO.

A estação de Balsemão reclama a Cristina Ferreira uma indemnização de 20,2 milhões de euros pelo incumprimento de contrato previsto até novembro de 2022 e acusa a agora apresentadora e diretora da TVI de quebra de confidencialidade.

Cristina: as três ‘farpas’ à SIC e as duas razões para ir para a TVI para o “resto dos dias”

Cristina Ferreira terá, entretanto, reforçado a sua equipa de advogados. O Jornal de Notícias deu conta de que o rosto da televisão conta agora com a advogada Sofia Louro, do escritório LAW. Esta esta terá pedido mais 30 dias para poder analisar o processo ao detalhe.

A acusação ao detalhe é conhecida um dia depois de mais um programa Dia de Cristina, que ficou marcado por alterações estruturais quer na grelha, quer no conteúdo que apresenta.

Primeiro, foi anunciada a uma nova dupla da TVI para janeiro de 2021, que inclui o regresso de Cláudio Ramos ao Big Brother ao lado de Teresa Guilherme. Na verdade, Cristina tinha escolhido Teresa para suceder a Cláudio depois de este ter apresentado o reality show em março último. Também nessa mesma tarde, Cristina Ferreira deixou cair o efeito surpresa associado ao seu formato matutino e vespertino e passou a anunciar a data de emissão da próxima semana, que, tal como esta, será a uma quarta-feira.