Publicidade Continue a leitura a seguir

Suicídios voltam a subir e disparam entre as mulheres

Percorra a galeria de imagens e fique a saber como pode combater a depressão e a ansiedade, de acordo com Andreas Michalsen. [Imagens: iStock e Shutterstock]
Massagens – acredita-se que o contacto físico pode ser curativo e existem determinadas técnicas de massagens, como a que mexe com o tecido conjuntivo e a massagem rítmica derivada da antroposofia que podem ajudar a aliviar a ansiedade e a combater a depressão.
Exercício e atividade física – apesar de poder ser difícil reunir forças para fazer exercício, Andreas Michalsen defende que vale o esforço. Além de promover o aumento de serotonina (responsável pelo humor, sono, apetite) no organismo, estimula a produção de neurónios. O importante não é o tipo de atividade praticada, mas sim a regularidade.
Frequentar espaços verdes – qualquer exercício é bom, seja correr, caminhar ou mesmo praticar um desporto, mas torna-se ainda melhor se for um exercício praticado ao ar livre, que coloque a pessoa em contacto com a natureza, pois funciona como um antidepressivo, garante Andreas.
Aromaterapia com plantas – plantas como a lavanda e o alecrim ajudam a relaxar e a acalmar, assim como recorrer a erva-pinheira-de-rosa pode ser uma mais-valia em casos de esgotamentos. Estas fragrâncias podem ser utilizadas durante o banho ou enquanto essências para lâmpada, deixando no ar um cheiro que promove o bem-estar.
Praticar ioga – com capacidade para influenciar o estado de espírito, esta prática pode ser bastante terapêutica, ajudando no encontro do equilíbrio. O importante é que cada pessoa encontre uma técnica de que goste e que não sobrecarregue o corpo.
Jejum e nutrição – para Andreas o jejum pode ser bastante positivo em depressões ligeiras, mas nas mais profundas não. Aí será necessário uma boa terapia nutricional, baseando a alimentação em determinados alimentos que afastem estados depressivos e promovem a hormona da felicidade.
Recorrer à fototerapia – a presença ou ausência de luz afeta o nosso bem-estar, daí que a luz branca possa ser especialmente eficaz para a depressão sazonal, ou seja, aqueles dias e dias cinzentos de inverno. Andreas recomenda cerca de 30 minutos por dia de exposição solar, aconselhando como melhor horário o da manhã.
Terapia de calor e hipertermia – uma única sessão de superaquecimento sistémico pode melhorar o nosso estado de espírito durante duas semanas. Quem não possa recorrer a este método, Andreas sugere algumas idas à sauna, embora o frio também possa atuar contra a depressão.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O número de pessoas que puseram fim à sua própria vida aumentou em 2017 e para um total de 1061 casos. Este aumento de 8% foi, segundo o Instituto Nacional de Estatística, ainda mais significativo se se olhar para os dados de género.

Apesar de a maioria dos suicídios ser entre homens, certo é que foi junto das mulheres que a subida foi mais significativa: Num só ano, foi de 19%, com mais 43 casos registados e para um total de 274 mortes. Já nos homens, a subida foi de 5% e para as 787 mortes.

Dados que provocam perplexidade, isto depois de 2016 ter registado o valo mais baixo da década. Em declarações ao Jornal de Notícias, os especialistas pedem cautelas na análise destes dados, lembrando eventuais flutuações conjunturais, mas reivindicam também mais respostas em matéria de saúde mental.

Na galeria acima recorde oito passos que podem ajudar a depressão e a ansiedade.

Leia mais em JN.pt

Imagem de destaque: Shutterstock

Expor crianças pode levá-las “à depressão e até tentativa de suicídio”

Quase 40% dos suicídios femininos acontece na Índia