Subir

Taiwan elegeu a primeira mulher presidente

Tsai Ing-wen é a primeira mulher presidente em Taiwan (REUTERS/Damir Sagolj)

As eleições deste sábado em Taiwan foram históricas. Pela primeira vez, uma mulher vai assumir a presidência. Tsai Ing-wen, do Partido Democrata Progressista, de centro-esquerda, ganhou as eleições com 56% dos votos, frente a Eric Chu, com 31%, do Kuomintang, o partido conservador que estava no poder e que nos últimos anos estava a aproximar-se da China.

“Independentemente de como votaram, o exercício da expressão democrática foi o mais importante desta eleição”, disse Tsai Ing-wen.

A antiga professora, de 59 anos, afirmou no seu primeiro discurso que não será “provocadora” na condução das relações com a China, acrescentando que irá exigir, ainda que de forma pacífica, a liberdade de navegação no mar do Sul da China.

Tsai Ing-wen fez o seu discurso de vitória ainda antes do apuramento dos resultados eleitorais em todo o território, mas depois do seu principal rival ter reconhecido a derrota: “Lamento, perdemos. O [partido] KMT sofreu uma derrota nas eleições. Não trabalhámos o suficiente e defraudámos as expectativas dos eleitores.”

B.C.M.