A segurança passa por ações de patrulhamento junto das residências habituais dos cidadãos que se encontrem ausentes dos seus domicílios devido a período de férias.
O serviço é assegurado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), é gratuito, mas implica uma inscrição prévia online (que pode ser feita aqui) ou física, no posto mais próximo, e até ao limite máximo de 48 horas antes da partida.
De acordo com a informação veiculada pela autoridade, este programa decorre “até 15 de setembro”, em todo o território nacional, e trata-se, segundo avança o comunicado, de “uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que visa garantir a segurança das residências habituais dos cidadãos que se encontram de férias”.
Um serviço, apelidado Chave Direta, que não anula os cuidados que os cidadãos devem ter antes de saírem das suas casas por um período de tempo de descanso.
Veja ainda abaixo nove conselhos deixados pela GNR para que, cada um, possa também deixar a residência da família em segurança:
“Instalar um alarme contra intrusão e informe as forças de segurança, com jurisdição na sua área de residência
Dê uma aparência de atividade à sua residência
Peça a alguém que abra regularmente as persianas e cortinas, durante o dia, e ligue a iluminação interior em algumas noites
Não divulgue a estranhos que vai de férias
Verifique e feche bem as portas e janelas
Não deixe acumular a correspondência na sua caixa de correio. Peça a alguém da sua confiança para a recolher
Catalogue, se possível, os seus objetos de valor e anote os seus números de série
Guarde em lugar seguro jóias, dinheiro, valores e objetos de arte
Quando for de férias procure sair de casa nos períodos de menor movimento”