Truques simples para decorar uma sala pequena com estilo

Start every morning with silliness
No calor da noite, é suposto desarrumar tudo: almofadas no chão, lençóis virados do avesso, roupões caídos, roupa espalhada. O melhor é que não terá de arrumar depois.

Não são apenas os espaços maiores que merecem atenção na hora da decoração. Os espaços mais pequenos têm um enorme potencial para se tornarem agradáveis, acolhedoras e confortáveis.

O desafio pode ser maior devido às menores dimensões, mas a tarefa é absolutamente possível com soluções em conta, confortáveis e com bom gosto. Veja abaixo algumas dicas preciosas para refazer a decoração da sala

Tons neutros

Ao aplicar tons neutros na sua sala vai conseguir ampliar o espaço. O ideal é usar branco, cinzento pedra, tons pastéis ou crus.

Pode ainda combiná-los com madeira de tons claros e deixar a cor para os tecidos, como almofadas e mantas. Desta forma, e com a posterior mudança das estações, apenas precisa de mudar pormenores, conseguindo uma decoração sempre atualizada.


Fotografia: Instagram @kavehome_es

Escolher a mobília do tamanho certo

É importante ter atenção às proporções e não escolher móveis que ocupem a sala toda. O aconselhado é optar por móveis multifunções e por um sofá com espaço extra de arrumação. Cestos e baús também podem ser ótimas opções, até mesmo como mesas de centro.


Fotografia: Instagram @conforama_pt

Opte por sofá com chaise longue e um tapete de grandes dimensões

A ideia de que uma sala pequena requer um sofá pequeno não podia estar mais errada. O ideal é optar por chaise longue: consegue assentos extra sem adicionar uma poltrona, que iria ocupar muito mais espaço.

O mesmo serve para os tapetes. Se colocar um tapete maior, não só a divisão fica mais aconchegante, como amplia o ambiente. Caso contrário vai parecer que a sala termina onde termina o tapete.


Fotografia: Instagram @conforama_pt

Mesas de centro

Se tem uma sala pequena pode abdicar da mesa de centro. Contudo, e se fizer questão, o ideal é optar por mesas redondas, por um conjunto de mesas alinhadas ou por mesas que funcionam como baús.


Fotografia: Instagram @ikeaportugal

Deixe a luz entrar

Para que a sala pareça maior, deve deixar a luz entrar. Para isso, mantenha as janelas desobstruídas, optando por móveis baixos e por espelhos em zonas estratégicas. Se não tiver muitas janelas, pode apostar na luz artificial com os candeeiros de pé.


Fotografia: Instagram @conforama_pt