Violação ‘sem intenção’: o caso de Mariana Ferrer que está a chocar o mundo

pexels-kat-jayne-568027(1)

É mais um capítulo negro que juntamos à história das mulheres. “Estupro culposo” (ou violação sem intenção, numa tradução livre para português) é a nova polémica que está a dar que falar nas redes sociais, depois da influenciadora brasileira Mariana Ferrer ter sido humilhada no julgamento da sua violação. A vítima acabou por sair com a sentença de culpada.

Mariana Ferrer é, então, um dos nomes mais falados dos últimos dias nas redes sociais, com várias pessoas a partilhar não apenas as imagens do julgamento como também de verdadeiras manifestações contra o “exemplo do que o patriarcado ainda faz” nos dias de hoje.

[Instagram: Diogo Faro]

O julgamento é da jovem contra o empresário André de Camargo Aranha, que Mariana acusou de a violar quando tinha 21 anos, durante uma festa em Florianópolis, em 2018. Considerado um homem bastante influente no Brasil, acabou por ser considerado de inocente em setembro, ainda que existissem imensas provas a favor da influenciadora.

Agora, as imagens do julgamento tornaram-se públicas e têm criado um autêntico alvoroço nas redes sociais, com milhares de hashtags e partilhas sobre o tema. Nelas, conseguimos ver o advogado da acusação a humilhar a jovem e a mostrar fotos sensuais da mesma, para reforçar a ideia de que o que tinha acontecido naquela noite tinha sido consensual.

[Instagram]

Outra das situações que deixou os internautas chocados foi o de se ter decidido que o empresário não tinha como saber que a jovem não estava em condições de consentir a relação [devido a drogas], portanto a violação ocorreu “sem intenção”. É a partir daqui que nasce o conceito de “estupro culposo”, que é o tema mais falado da atualidade.