Subir

Apps para puxar pela memória

Apps para exercitar a sua memória

Melhorar a memória, relaxar ou concentrar-se no mais importante não são as principais vantagens do uso de um tablet ou de um smartphone.

Mas podem ser, se descarregar uma destas apps. Todas gratuitas.
 

EIDETIC
Treino de memória
Para iOS

App EideticCertamente, ainda sabe de cor o telefone de casa dos seus pais, mesmo que já lá não viva há mais de uma década. E sabe-o porque essa informação está na memória de longo prazo. O problema na memorização é conseguir passar uma informação da memória de curto prazo para a de longo, ou seja, não lembrar o número de contribuinte só no instante em que o dita a alguém, mas decorá-lo para sempre. A Eidetic ajuda-o fazer esta passagem através de uma técnica chamada repetição espaçada. Depois de escolher o marcador mais adequado à informação que quer memorizar – dicionário, número de telefone, factos, números, citações e notas – e o nível de intensidade desejado, dependendo da rapidez com que precisa de decorar a informação, começa a receber notificações que põem a memória à prova e contrariam a curva de esquecimento. Vai ser obrigado a tentar dar a resposta certa e, dependendo de acertar ou não, a nova notificação surge mais cedo ou mais tarde – o processo repete-se até acertado vezes suficientes e a informação ser dada como aprendida.

 

LUMOSITY
Treino cognitivo global
Para iOS, Android, PC e Mac

App LumosityMais do que que uma simples app, esta é uma platafor­ma de aprendizagem que permite uma melhoria cog­nitiva no nível de desempenho do cérebro, disponibi­lizando várias atividades diárias com o propósito de pôr a cabeça a funcionar… e a melhorar. Desenvolvida por neuro­cientistas, permite o treino de várias funções, incluindo a memó­ria, a atenção, a velocidade e a capacidade de resolução de proble­mas – tudo isto através de jogos divertidos. E o que a app tem para lhe oferecer não é padronizado: logo após o download ou inscrição, o utilizador faz alguns exercícios de forma a que o plano de trei­no seja ajustado às capacidades e necessidades de cada um. Mas a Lumosity não é apenas uma app, faz parte de uma iniciativa mais vasta chamada Projeto da Cognição Humana, através da qual os cientistas da Lumosity e investigadores de dezenas de universida­des por todo o mundo usam a aplicação para levar a cabo pesqui­sas, com o objetivo de tornar mais eficazes os programas de treino mental usados em todo o mundo.

 

PERSONAL ZEN
Treino de gestão de stress
Para iOS

App Personal ZenA tecnologia tem sido associada ao aumento do stress, mas a promessa do Personal Zen é acabar com a ansie­dade. A mecânica do jogo é sempre a mesma: num fun­do de relva verde aparecem duas caras, uma relaxada, outra zangada, que desaparecem num buraco. O objetivo é seguir com o dedo o rasto da cara feliz e relaxada. Uma vez e outra e outra… O jogo tem críticas menos boas por ser pouco divertido e muito mo­nótono, mas a verdade é que apresenta resultados: uma pesquisa pu­blicada no Clinical Psychological Science afirma que 25 minutos de jo­go reduzem bastante os níveis de ansiedade. A ciência por detrás des­te mecanismo é uma técnica terapêutica conhecida como treino de modificação da atenção usada para treinar os pacientes a ignorar os estímulos ameaçadores e a focarem-se nos não ameaçadores.

 

NOT THE HOLE STORY
Treino de resolução de problemas
Para iOS

StoriesSabe como é possível um cowboy chegar a uma cidade no sábado, ficar por lá durante três dias e, ainda assim, partir no sábado? Este é um dos muitos enigmas que é possível encontrar nesta app que não lhe conta as his­tórias todas. Para as descobrir, terá de empregar raciocínio lógico e, sobretudo, pensamento criativo e muito ‘fora da caixa’. Quando não conseguir chegar lá, pode usar até três pistas que o Not The Hole Story disponibiliza para ajudar a deslindar o mistério. Esta é uma aplicação para quem adora resolver enigmas pouco óbvios – e depois, claro, usá-los para intrigar quem não os conhece.

 

HAPPIFY
Treino de emoções
Para iOS, Android, PC e Mac

App HappifyA proposta da Happify é fazê-lo mais feliz. E trans­formar a forma como vê o mundo com apenas uns minutos diários de jogos que potenciam este esta­do de espírito. A aplicação foi desenvolvida com ba­se nos estudos de psicologia positiva de Harvard e Stanford e as atividades que são propostas foram concebidas com objetivos es­pecíficos como diminuir o stress, aumentar a autoestima e a ca­pacidade de liderança ou afastar os pensamentos automáticos negativos. Para isso, vai precisar de introduzir alguns dados pes­soais e responder a algumas questões relacionadas com as suas perceções, atitudes e sentimentos antes de iniciar o processo. A empresa diz que 86 por cento dos utilizadores ficam mais feli­zes depois de dois meses de utilização.

Por Sofia Teixeira, publicado originalmente na NM