Ciência em debate na Conversa Delas na TSF

Patrícia Baptista e Maria da Graça Carvalho

Hoje depois das oito na TSF, Catarina Carvalho vai conversar com Maria da Graça Carvalho e Patrícia Baptista sobre a ligação das mulheres à ciência, ou a falta dela. Apesar de Portugal ser o quarto país da Europa com mais mulheres cientistas, elas não ascendem a cargos de chefia como lideranças de laboratório. Porque é que isso acontece é o que vamos tentar saber.
E temos duas especialistas para nos responderem: Maria da Graça Carvalho é engenheira formada no Instituto Superior Técnico, onde deu aulas, foi ministra da Ciência e do Ensino Superior e trabalha atualmente em Bruxelas, no gabinete do Comissário português, Carlos Moedas. Patrícia Baptista também trabalha no Técnico, onde é investigadora auxiliar no IN+, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico. O seu principal tópico de investigação é o impacte da introdução de novas tecnologias e serviços no setor da mobilidade.
Maria da Graça Carvalho acabou de ser galardoada na primeira edição do Prémio Maria de Lurdes Pintasilgo, com que o Técnico pretende distinguir mulheres que frequentaram este instituto. Patrícia Baptista foi uma das premiadas da edição deste ano do Prémio L’Oreal para as mulheres da ciência.
Qual das duas é mais sexista – a política ou a ciência? Porque é que não há mais mulheres engenheiras? Como melhorar as políticas de ciência a partir de Bruxelas, ou como melhorar a vida das pessoas a partir dos laboratórios – estas são algumas das questões em debate hoje à noite. Não perca na TSF ou aqui.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Homossexualidade e violência doméstica? Sim, con…