Subir

Diabetes: conheça os números desta epidemia

A Diabetes é o tema central do Dia Mundial da Saúde, que se celebra hoje. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o problema tem uma dimensão de epidemia mundial. Segundo a OMS, o número de pessoas com diabetes continua a aumentar em todos os países do mundo. Em 2014, 422 milhões de adultos tinham diabetes, o que constitui 8,5% da população mundial, quando em 1980 eram “apenas” 108 os diabéticos no mundo.

Em Portugal a percentagem de diabéticos é ainda maior. O relatório ‘Diabetes, Factos e Números 2015’ revela que a prevalência da doença na população portuguesa, entre os 20 e os 79 anos, é de 13,1%, o que corresponde a mais de 1 milhão de pessoas. Deste número, 43% são doentes estimados mas não diagnosticados, diz Observatório Nacional da Diabetes da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. O presidente da Associação, Luís Gardete Correia declarou que a doença é um problema para a sociedade contemporânea:

“Implica medidas de urgência ao nível da prevenção, relacionadas com a alimentação, a atividade física, o urbanismo, e exige, como sugere a OMS, a mobilização de toda a sociedade”

A diabetes esteve em destaque na Assembleia da República, com uma sessão solene que contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Comissário Europeu Vytenis Andriukaitis, responsável pela pasta da Saúde e da Segurança Alimentar. Amanhã vai ser inaugurado o Museu da Diabetes.

Diabetes em números:

  • 60 milhões de adultos vivem com Diabetes na Europa, sendo que mais de um terço não estão diagnosticados. Estima-se que 90% destas pessoas têm Diabetes Tipo 2.
  • 32 milhões de pessoas estão em risco de vir a desenvolver Diabetes Tipo 2.
  • 70 milhões de pessoas, ou 11% da população adulta europeia, virá a ter Diabetes em 2040, se nada for feito.
  • 627.000 adultos morreram com Diabetes em 2015, mais de um quarto destes com idade inferior aos 60 anos.
  • 140.000 crianças (0-14 anos) vivem com Diabetes Tipo 1.
  • 21.600 crianças são diagnosticadas com Diabetes Tipo 1, todos os anos.
  • 145 biliões de euros foram gastos no tratamento da Diabetes em 2015.

 

 

CM