Subir

Adeus Chloé, olá Givenchy

A Givenchy já confirmou que Clare Waight Keller é a nova diretora criativa da marca, tomando posse a 2 de maio. Clare passa da Chloé para a casa francesa que renasceu quando Riccardo Tisci tomou as rédeas da criação, há 12 anos. Clare Waight Keller não é um peso pluma na moda, antes o contrário. O próprio presidente da Chloé, Geoffrey De La Bourdonnaye,fez um extenso elogio à criadora, quando anunciou por escrito a sua saída:

“Clare foi uma companheira notável na Chloé, durante os últimos seis anos.”

Desde maio de 2011 que a designer assegurava um romantismo maduro à marca, o que valeu a revalidação junto de um público mais jovem e mais urbano.

Waight Keller estudou na Faculdade de Arte de Ravensbourne e fez mestrado em Moda na Royal College of Art. A Calvin Klein contratou-a quase à porta da universidade, depois de ter apresentado a coleção de final de curso e ela ali passou quatro anos antes de se mudar para a Ralph Lauren e tornar-se designer sénior reponsácel pela linha Purple Label.

O “amor platónico” entre Givenchy e Audrey Hepburn em exposição

Trabalhou com Tom Ford na Gucci, ao lado de Christopher Bailey e Francisco Costa em 2000, onde permaneceria até ser nomeada diretora criativa da Pringle of Scotland. E daí para a Chloé. Agora, a Givenchy é a próxima casa e pode prever-se um trabalho de reformulação da marca para criações menos espetaculares ou mais contidas e mais femininas.

Clare Waight Keller será responsável pelas linhas de pronto-a-vestir da Givenchy para senhora e homem, acessórios e alta-costura e a marca espera dela a elegância natural. No post no Instagram que precedeu o anúncio da nova direção criativa feito nesta rede social a marca avisava:

“A verdadeira elegância vem como um gesto natural, uma atitude de simplicidade”

2017. CLARE WAIGHT KELLER. NEW ARTISTIC DIRECTOR. SHOT BY STEVEN MEISEL.

Uma publicação partilhada por GIVENCHY (@givenchyofficial) a

Ricardo Tisci, o anterior criador da marca e aquele a quem é atribuído o relançamento da casa francesa, ainda não tem destino fechado, embora muitos meios citem o WWD que avança com a aproximação deste à Versace.