Mais de metade dos britânicos quer que William seja o próximo rei

O príncipe William tem 34 anos

Uma nova sondagem realizada pela empresa londrina Opinion Research mostra que mais de metade da população britânica deseja que o príncipe William, de 34 anos, seja o próximo rei, sucedendo à rainha Isabell II em vez do seu pai, o príncipe Carlos.

54% demonstraram essa vontade, sendo que a percentagem sobe para 60% quando consideradas apenas as mulheres, e desce para 47% quando analisados apenas os homens. Quanto a Carlos, de 67 anos, que irá assumir o trono quando a monarca de 90 anos morrer, mereceu apenas 25% de apoiantes.

O estudo demonstra ainda que mais de dois terços dos inquiridos quer preservar a monarquia como sistema político do Reino Unido. “Tal como vimos no ano passado, a maioria de nós demonstra uma lealdade inabalável para com a monarquia. Talvez não seja surpreendente, tendo em conta a recente instabilidade política, que a nação permaneça apegada à sua mais duradoura instituição”, comentou James Crouch, diretor executivo da Opinion Research.

No entanto, adverte o mesmo responsável, “poderá haver um sério debate sobre o papel da monarquia em anos futuros, e os sólidos dois terços que agora se opõem à república não estão garantidos para sempre”.

A sondagem revela também que dois terços – 66% – das pessoas acredita que a monarquia beneficia a economia do Reino Unido e que quase três quartos – 72% – pensa que o país é visto de forma mais positiva pelos restantes Estados devido a esse sistema de governo.

Quanto à rainha Isabel II, ficámos a saber que “dedicada” é a palavra mais utilizada pelos britânicos para a descrever (41%), com “trabalhadora” a vir em segundo lugar (35%). Por outro lado, 13% ainda consideram que a monarca é obsoleta e 11% acreditam que esta não está devidamente informada sobre os interesses e as necessidades dos seus súbditos.

Sondagem estima que 54% dos britânicos querem que o príncipe William suceda à rainha Isabel II no trono, e não o príncipe Carlos. A percentagem sobe para 60% quando consideradas apenas mulheres.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Charlize Theron criticada por permitir que o filho…