“O meu corpo não me permitia ser quem sou”

Weza Silva lançou-se na aventura de perder peso quando, aos 90 quilos, alcançados depois de duas gravidezes, se fez um “clique”, como lhe chama. Estava em casa a vestir-se para sair e nenhuma das suas velhas peças de roupa lhe serviram. Recorreu a umas calças do marido, o jornalista Luís Costa Branco, pensando que lhe ficariam largas. “Não passaram do joelho. Foi aí que pensei que tinha de fazer alguma coisa por mim”, contou esta sexta-feira ao início da noite, na apresentação pública de “Emagrecer como a Weza”, em Lisboa.

“Sempre fui uma magrinha e nunca pensei que um dia fosse uma gorda e inspirar pessoas a emagrecer”, começou por dizer. Sem querer “enfeitar a coisa”, a empresária não nega que a mudança do seu corpo a fez sofrer. “Não me sentia bem com aquele peso todo. Eu era outra pessoa. O meu corpo não me permitia ser quem sou, fazer as coisas e vestir as roupas de que gosto. Eu era a mesma pessoa, mas aquele corpo não era meu”, explica.

A pressão que sentiu para emagrecer não veio fora, mas do seu íntimo. “Era eu que não gostava daquilo que via refletido no espelho. Não foi por me dizerem que eu estava gorda, que não diziam”, prossegue.

O amor que a une ao jornalista ajudou. “Foi ele quem me comprou os primeiros ténis, foi correr comigo, cozinhava refeições saudáveis para ver se eu mudava os meus hábitos. Mas nós não mudamos por os outros nos dizerem. É algo que tem de vir de nós e só quando eu tive o tal clique, quando encarei a realidade, é que a mudança se deu”.

O processo de emagrecimento deixou para trás as desculpas e a culpabilização do “trabalho, dos filhos…”. “As desculpas não mudam nada na nossa vida. Foi isso que eu fiz”.

Os filhos, Kendi, de 5 anos, e Chloé, de quase 3, tiveram um papel fundamental. “Foi também por eles, sim. Eu quero ter energia e saúde para estar cá e aproveitar a vida com eles. Não quero ser uma mãe sem energia e deprimida por não se sentir bem com ela própria”.

No lançamento de ‘Emagrecer como a Weza’ estiveram presentes Carolina Patrocínio e o marido, Gonçalo Uva, o jornalista João Moleira, a atriz Maria João Bastos, a radialista Joana Cruz e a apresentadora Iva Domingues.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

As duas despedidas de solteira de Mia Rose antes d…