Polémica: desodorizantes são bons para a saúde?

A polémica em torno dos antitranspirantes está longe de ter fim

Esta é uma das mais incendiadas polémicas da indústria da higiene e saúde e que está muito longe de ter um fim à vista. A questão coloca-se agora em torno da possibilidade de os desodorizantes e os antitranspirantes poderem matar bactérias naturais que vivem nas axilas e que podem ser essenciais à pele.

Um novo estudo, feito junto de 18 homens e mulheres, procurou analisar as bactérias que crescem na pele e as que são mortas devido ao uso daqueles produtos. De acordo com aquela investigação, o grupo que regularmente usou antitranspirantes – produtos que usam sais de alumínio para reduzir o suor – tinha menos bactérias na axila. Já os participantes que interromperam o uso daqueles produtos desenvolveram muito mais bactérias, mas as mesmas revelaram ser não patogénicas. Portanto, tudo aponta para que continuemos a contar com a ajuda daqueles produtos para tornar a vida um pouco menos difícil.

Contudo, podem os desodorizantes naturais resolver este dilema? “Não há provas conclusivas que apontem para uma ligação direta entre os Pdesodorizantes e os antitranspirantes e as doenças, por isso as mulheres podem continuar a usar este tipo de produtos, segundo declarou uma especialista ao jornal britânico ‘The Guardian’. Considera-se até que aquelas soluções podem ser tão seguras como outras que usamos na higiene diária como champô, gel de banho, perfumes e cremes. Excluem-se, claro, as situações em torno de feridas na pele ou o desenvolvimento de alergias.

Mas, a demonização deste tipo de produtos pode, para já, abrandar até porque, apesar da multiplicidade de estudos, certo é que ainda não há consenso científico em torno de uma eventual ligação entre o uso deste tipo de produtos e doenças como o cancro.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

As melhores ideias para unhas criativas