Quer chegar a velha com saúde? Não pode comer nada disto

Chegar à terceira idade com uma saúde de ferro é o objetivo da maioria das pessoas. No entanto, com todos os erros que se vão cometendo ao longo da vida, este não se torna um objetivo fácil de atingir. Para o médico Manuel Pinto Coelho, a atual esperança média de vida, que ronda os 84 anos para as mulheres e os 81 para os homens, pode ser aumentada caso se adote uma alimentação saudável. A dieta paleolítica, tema de um dos workshops organizados pelo Corinthia Hotel Lisboa, é perfeita, de acordo com o especialista, para se Chegar Novo a Velho, título do livro que lançou no final do ano passado.

Esta dieta inspira-se na alimentação que os seres humanos tinham há 15 mil anos, durante o período Paleolítico, e é rica em carne, peixe, fruta, verduras, nozes, sementes e tubérculos. Difere da mediterrânica por excluir o açúcar, os cereais, o glúten e tudo o que são laticínios como o leite, manteiga, iogurte ou queijo.

“Não é por má vontade que não os aceito, é pelo açúcar que têm. Na Alemanha comprovou-se isso, uma em cada cinco pessoas é intolerante à lactose. O inimigo número um de quem quer chegar novo a velho é a inflamação e não há nada mais inflamatório que o açúcar”, explicou Manuel Pinto Coelho numa palestra durante o workshop.


Os artigos mais lidos:
Vídeo de Cifrão emociona milhares na Internet
Carolina Torres: “A minha mãe foi um mega pai”
Filme ‘Fátima’ estreia em abril e já pode ver as primeiras imagens


Até na alimentação dos bebés o médico aconselha que não se introduzam iogurtes nem outro tipo de leites quando a mãe deixa de amamentar. Segundo o especialista, depois do leite materno deve passar-se para o leite de coco.

“A rapaziada daquelas partes do mundo que bebe coco todos os dias raramente tem infeções e doenças. Há menor taxa de fraturas e osteoporose. Vão buscar o cálcio às coisas verdes, que não têm lactose. É uma alimentação mais correta”, acrescentou o médico.

Apesar de as escolhas alimentares serem essenciais para se viver com saúde durante mais tempo, Manuel Pinto Coelho enumera também três características essenciais que cada pessoa deve ter. Pode ver quais são na galeria de imagens acima.

Um buffet delicioso e saudável

À palestra de Manuel Pinto Coelho seguiu-se um almoço no restaurante do hotel, o Sete-Colinas. O buffet paleo foi composto por oito saladas frescas, sem glúten, açúcares e tão saborosas que até quem costuma dizer que não aprecia saladas era capaz de as devorar – salada vermelha, salada de maçã e funcho, salada picante, salada de cogumelos, salada de couve de Bruxelas, salada de couve-flor assada, salada de manga e abacate e salada fresca de pepino.

Depois seguiram-se os pratos quentes, onde pudemos provar um frango assado com aipo divinal, ratatouille provençal e um surpreendente caril de peixe.

Para terminar vieram as sobremesas. Todas com tão bom aspeto que, à primeira vista, fariam qualquer pessoa duvidar de que eram saudáveis. As barrinhas de coco saudáveis foram a nossa gulodice preferida, mas havia também cake pops de chocolate, mini bolos de cenoura, donuts saudáveis com xarope de ácer, tiramisu, bolinhos de limão, pudim de chia e baunilha e kebabs de fruta com molho especial.

Da próxima vez que quiser desfrutar de um almoço delicioso mas saudável, para que não se sinta culpada, já sabe. Tem no restaurante Sete-Colinas, do Corinthia Hotel Lisboa, uma boa opção.

O próximo workshop do hotel está marcado para dia 28 de abril, onde o tema é “Sem açúcar com amor”. A 19 de maio vai falar-se dos alimentos alcalinos nas refeições e a 9 de julho explica-se como estar em forma com proteínas.

Cada uma destas iniciativas tem o preço de 37 euros por pessoa. Um valor que, além do workshop, inclui o almoço com bebidas. Se quiser participar deve inscrever-se através do email claudia.macarico@corinthia.com.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Aprenda a ser feliz