Quer cozinhar como um chef? Henrique Sá Pessoa ensina

Mais técnica do que qualquer ingrediente. É este o segredo de Henrique Sá Pessoa para ‘Manual de Instruções’, o novo programa de culinária que o chef apresenta na RTP1 – o seu quarto formato televisivo em colaboração com a estação pública. “É um programa completamente inovador no panorama nacional, numa altura em que já se torna difícil fazer coisas novas”, explicou Henrique Sá Pessoa. “A grande novidade reside na aposta na técnica usada na cozinha, desde o corte dos alimentos até à confeção dos mesmos, e também na transmissão de conteúdos nas redes sociais, em vez dos alimentos em si”.

O objetivo do ‘Manual de Instruções’ passa por “ensinar as pessoas a cozinhar de forma mais técnica do que o que era apresentado no ‘Entre Pratos’ ou no ‘Ingrediente Secreto'”, prosseguiu Henrique Sá Pessoa. A diretora-adjunta de programação da RTP1, Maria Alice Milheiro, sublinhou que, numa altura em todos os canais têm conteúdos relacionados com a cozinha, é o ângulo do programa aliado à estética das imagens que permitirá desmistificar algumas técnicas e torná-las acessíveis aos cozinheiros amadores.

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O novo programa aposta nas novas tecnologias e vai ter um diário antes do ‘Telejornal’

A evolução entre programas, desde o ‘Entre Pratos’, em 2007, até este ‘Manual de Instruções’ denuncia também uma evolução do chef, que “já não está focado em entreter as pessoas mas, sim, no mais importante: fazer as pessoas aprender. Para isso, contribuiu a série de quatro episódios transmitidos em abril, onde Henrique Sá Pessoa “invadiu” as casas dos portugueses para conhecer os hábitos alimentares da população: “O que é abordado no programa é justificado pelo conhecimento do que se comia na casa dos portugueses e de que forma estão a cozinhar.

‘Manual de Instruções’, que estreia dia 25 de junho, vai ter presença assídua nas redes sociais, numa estratégia em parceria com as escolas profissionais de hotelaria de todo o país. A produtora que tem como sócio José Diogo Quintela avançou com a ideia: “A Vende-se Filmes propôs sair do universo da cozinha e ir até às escolas. Nós também queremos apostar em pessoas mais jovens e queremos ter jovens a ver televisão”, explicou Maria Alice Milheiro. O objetivo passa por criar conteúdos de vídeo de pouco mais de um minuto, onde se demonstra como se elaboram algumas receitas.

A mais recente aposta da RTP no panorama culinário vai contar com 13 episódios de 25 minutos cada, transmitidos aos sábados às 12.00, sendo que terá diários de um minuto e meio antes do ‘Telejornal’. A diretora-adjunta de programação da estação pública nacional revelou ainda que haverá mais apostas nos conteúdos de culinária, mas que não é certo se se tratará de um programa de menor duração ou de um grande formato.

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