Subir

Mulheres africanas em palco

No palco do Teatro São Luiz, em Lisboa, estreia hoje o musical ‘Ruínas’. O cenário desta peça leva os espetadores à República Democrática do Congo, num contexto de guerra e violência latente. Quatro mulheres vivem juntas no bar/bordel que é, apesar de tudo, também um refúgio. Vivem marcadas pela violência, pelas violações, pela perda do útero que sofreram, e pelo ostracismo a que estão sujeitas depois de toda a violência de género.

O texto de Lynn Nottage, vencedora de um Pulitzer em 2009, retrata a tragédia que se passa naquele país e baseia-se no testemunho de mulheres refugiadas em campos do Uganda, mas ao mesmo tempo mostra a resiliência, a coragem e o amor possível num contexto tão duro.

A peça estreou em 2009 em Nova Iorque e foi amplamente elogiada pela crítica e vista por centenas de pessoas entre as quais o secretário-geral das Nações Unidas, Ban-Ki Moon, delegados da ONU e ativistas dos direitos humanos. Em complemento

Na Sala Principal do Teatro São Luiz, Terça a sábado às 21h, domingo às 17h30. Sessão com Língua Gestual Portuguesa, dia 10 de janeiro. Bilhetes a €12 e €15. Descontos aplicáveis.

Em complemento:
Exposição fotográfica ‘Ruined’, de Tony Gerber.
De 7 a 17 de janeiro, nas ruas de Lisboa (Bairro Alto/ Chiado)
Os retratos das seis mulheres cujos testemunhos originaram esta peça.

Debate ‘Refugiados de Guerra’
7 de janeiro, 18h30, Teatro do Bairro
Com Tony Gerber (realizador, fotógrafo e fundador da Market Road Films).