Publicidade Continue a leitura a seguir

10 conselhos para ter a pele e os cabelos bonitos nos dias de sol

Quer passar o verão em beleza? Siga estes 11 conselhos para ter a pele e os cabelos bonitos todos os dias da estação quente.
1. Limpe a pele do rosto todos os dias, de manhã e à noite. Não vale deixar-se vencer pela preguiça: este é um gesto fundamental durante todo o ano! Só tem de escolher entre lavagem com águas micelares, leites de limpeza, ou simplesmente com água e produtos adequados. Lave o rosto com suaves movimentos circulares. A sua pele agradece!
2. Tónico, para que te quero?! Embora em algumas peles, sobretudo mais acneicas, se possa remover um pouco mais a oleosidade, ou socorrer as peles mais sensíveis com substâncias calmantes, este não é imprescindível. A tendência é para se substituir o tónico pela água micelar, que é já um dois em um.
3. Prefira a água fria ou morna. O banho com água muito quente deslipida a pele, ou seja, retira as gorduras naturais que são vantajosos para esta cumprir corretamente a sua função barreira. O banho serve apenas para remover a sujidade, mas não deve remover a gordura natural da pele.
4. Escolha um método de depilação suave. Não deve aplicar cera na véspera ou no dia da exposição solar. Em relação ao laser, desde que espere um ou dois dias antes de ir à praia, e não tenha ocorrido nenhuma complicação, pode ser realizado. Deve, no entanto, interromper as sessões durante o verão, já que o sucesso do mesmo implica uma pele o menos bronzeada possível.
5. Pintura e madeixas, sim ou não? Atualmente, os produtos utilizados neste tipo de intervenções são bastante suaves, no entanto, há que considerar que este processo é mais uma agressão ao cabelo. Pode sempre abrandar a frequência habitual, ou deixar o cabelo “descansar” durante os meses de verão, agendando uma mudança de visual para a rentrée!
6. Cuidado com o secador! O calor excessivo proveniente de secadores e pranchas alisadoras danifica a haste capilar. Se não quer abdicar deles, utilize-os com cautela e use e abuse dos protetores de calor. Caso contrário, arrisca-se a deixar os cabelos eriçados, partidos, e com a fibra danificada.
7. Não esqueça a esfoliação. Para peles mais gordurosas e grossas, duas a três vezes por semana; em peles mais finas e com menos gordura, uma vez por semana será suficiente. Em geral, o indicado é uma vez por semana, corpo e rosto. Se planear ir à praia nesse dia ou no dia seguinte, aconselha-se apenas uma esfoliação muito ligeira, sob pena de sensibilizar a pele antes da exposição solar. Atenção: a esfoliação é desaconselhada a peles sensíveis ou com tendência para rosácea.
8. Escolha o creme mais indicado para a sua pele, que tenham na composição substâncias para tratar as borbulhas, ou compensar uma pele com tendência para rosácea, e outros com propriedades antienvelhecimento. O creme de noite deve colocar-se desde o mais cedo possível, podendo ou não ser antirrugas – normalmente aconselhado a partir dos 20/25 anos. Antes disso, um creme de noite pode ser simplesmente hidratante, seborregulador, ou de tratamento e prevenção de borbulhas.
9. A chave para um bronze uniforme e bonito é a hidratação. A pele que vai expor-se ao sol deve estar em perfeitas condições de saúde, bem hidratada e homogénea (daí a necessidade de esfoliação prévia). Hoje existe toda uma panóplia de produtos por onde escolher, para peles muito ou pouco secas, com efeito apenas hidratante ou também refirmante, ou mesmo anticelulítico.
11. O cabelo deve estar sempre limpo para se manter saudável. Para avaliar a sua frequência semanal de lavagem, basta colocar o dedo na raiz: se ficar brilhante, significa que está oleosa e precisa de ser limpa. A lavagem deve ser sempre delicada, já que as mais agressivas, em que há um atrito mais forte com unhas e dedos, podem desencadear a produção de mais gordura. Normalmente, antes e depois da exposição solar, devem usar-se champôs neutros e suaves, e máscaras mais hidratantes do que o habitual. E acabemos de vez com o mito: lavagem diária não danifica o cabelo, desde que se usem os produtos adequados.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Apesar do sol ter tirado férias a verdade é que o verão está quase aí e as idas à praia e fins de tarde ao sol vão começam a ser cada vez mais frequentes. Nesta altura do ano a nossa pele e cabelo ressentem-se devido ao calor e às temperaturas elevadas, por isso é preciso ter alguns cuidados especiais.

Manuela Cochito, Médica especialista de Dermatologia e Venereologia médica e cirúrgica, explica o que pode e deve fazer desde já para manter a saúde da pele e cabelo nos meses quentes e usufruir a 100 por cento das férias, sem descurar uma imagem perfeita.

Veja na galeria 10 conselhos que não pode esquecer para ter a pele e os cabelos bonitos todos os dias de sol.

Estes sete gestos estão a provocar-lhe manchas na pele