Dez dicas para tirar boas fotografias com o iPhone

iStock-929516304 (1)
[Fotografia: iStock]

Com o crescimento da tecnologia, tirar fotografias com os smartphones passou a fazer parte do nosso dia-a-dia. Tiramos fotos quando vamos passear, a fazer desporto, às nossas refeições e até em frente ao espelho. Mas se nem todas ficam perfeitas, temos algumas dicas para lhe dar.

Ao longo deste artigo, vamos ensinar como pode tirar as melhores fotografias com o seu iPhone.

Na altura de disparar há vários pormenores a ter em conta e nada como tê-los na ponta da língua para não perder os melhores momentos. Eis algumas sugestões para dar uso às funcionalidades que não conhece.

Usar o atalho da aplicação da câmara quando o iPhone está em modo bloqueado. Arraste o dedo de baixo para cima, a partir do canto inferior direito, e rapidamente está pronto a disparar. Se estiver com os auriculares da Apple, lembre-se de que os botões do volume também servem para disparar.

Experimente apps com ferramentas para fotos mais elaboradas, para ajustar todos os parâmetros. Desde a sensibilidade da luz, velocidade do disparo, abertura do diafragma, ao foco em diferentes pontos, melhor desempenho da captação em HDR, entre outros.

Escolha o tamanho da imagem que pretende antes de carregar no botão. Se quiser publicar fotografias, por exemplo, no Instagram, e quiser continuar a aderir ao formato quadrado (agora que já se pode inserir ao alto e na horizontal), faça o disparo logo nesse modo.

Utilize a grelha para acertar o enquadramento, cumprindo a “regra dos terços”: É ideal para obter melhores resultados. Para ativar esta função, aceda a Definições > Fotografias e Câmara > Grelha. Também um tripé portátil, daqueles que cabem no bolso, ajuda a não tremer.

Desligue o flash (e evite o zoom). Na maior parte das vezes não melhora em nada a luz, para além de consumir mais bateria. Se não estiver totalmente escuro, opte por ajustar a exposição: com um toque no ecrã sobre o local que quer destacar, a câmara irá fazer a leitura da luz e ajustar os parâmetros.

Quer captar o melhor momento da sua criança? Utilize o “burst mode” (disponível a partir do iPhone 5s): se ficar a carregar no botão de disparo sem largar são disparados cerca de dez fotos por segundo, aparecendo no ecrã a respetiva contagem enquanto o dedo lá estiver.

Ligue o HDR para certas situações. Experimente esta funcionalidade, que aparece quando tem a câmara ligada. O truque é simples, assim que carrega no disparo o iPhone tira várias fotografias instantâneas e automaticamente junta as melhores exposições de luz numa só.

Tenha uma fotografia macro bem focada: aproxime o telemóvel do objeto, carregue no ecrã até aparecer um alerta amarelo AE/AF. Significa que o foco está bloqueado àquela distância e isso permite, sem afastar o telemóvel, regular a exposição e ir buscar mais luz com um deslize para cima ou para baixo no ecrã.

Nada como um toque de edição sem usar Photoshop. O editor do iPhone, na galeria de imagens, funciona mas é limitado. Experimente outras apps, como o Snapseed. Permite remover elementos a mais com um simples toque; melhorar o detalhe, o enquadramento, sem distorcer; e correção de cores, luz, sombras, brilho, temperatura.

Acrescente uma lente nova. Há várias marcas que já desenvolveram acessórios para melhorar, ou diversificar, o resultado da fotografia. A Moment Lens é uma delas: têm a opção da lente teleobjetiva, macro ou grande angular.