Publicidade Continue a leitura a seguir

10 dicas para a pedicure perfeita!

1. A pele dos pés é mais espessa e resistente que outras zonas do corpo, por esse motivo a planta do pé cria facilmente calosidades e células mortas. Para retirar o excesso é importante esfoliar e hidratar regularmente, especialmente a zona dos calcanhares.
2. Corte as unhas no máximo a cada quinze dias, de preferência depois do banho. Também pode apenas limá-las, se assim o preferir. Não corte as unhas demasiado mas não as deixe muito compridas – unhas muito compridas contribuem para a acumulação de resíduos e, se as cortar muito, pode encravar uma unha.
3. Cuide das suas unhas, empurrando cuidadosamente a cutícula depois do banho com uma espátula própria ou com um pau de laranjeira. O excesso de pele pode ser removido com um alicate de cutículas por profissionais formadas nesta área (não tente fazê-lo sozinha, pois corre um sério risco de inflamação).
4. Lave muito bem os pés diariamente. Não basta deixar que a água passe por eles durante o banho, deve passar a esponja entre todos os dedos. Depois do banho é importante secar muito bem os pés, entre todos os dedos, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.
5. Massaje toda a planta dos pés com uma leve pressão, com um creme hidratante ou com óleo de amêndoas doces – este cuidado é também muito relaxante;
6. Usar calçado confortável é fundamental para ter pés saudáveis – muitas mulheres calçam o número abaixo do seu, verifique que não está a calçar sapatos demasiado apertados;
7. Semanalmente permita-se um ritual para manter os pés bonitos e relaxados. Um método simples, agradável e extremamente eficaz, alterna água fria e água quente, como forma de promover uma verdadeira ginástica dos vasos sanguíneos dos pés e das pernas.
8. Na praia não se esqueça de aplicar protetor solar nos pés - hidrata e protege dos raios UV.
9. Andar descalça por casa (e na praia!) é uma óptima forma de exercitar os pés, dando liberdade para a transpiração e ativando a circulação.
10. Arranje os pés também no Inverno, mesmo que não pinte as unhas, para que se mantenham saudáveis e bonitos durante todo o ano. Muitas mulheres portuguesas só fazem pedicure quando chega o Sol, criando condições propícias a fungos e micoses, sem necessidade. Quando vier o mau tempo já sabe: é para continuar a cuidar dos pés!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sol hoje, sol amanhã, sol depois de amanhã e depois e depois!!! Com a chegada do bom tempo (e esperamos que desta vez seja para durar), regressam finalmente os sapatos abertos. Mas antes de pensar em usar sandálias é muito importante ter atenção aos cuidados com a pele e unhas do pés. Depois de vários meses escondidos do mundo, é mesmo obrigatório fazer um tratamento adequado para que os pés estejam no seu melhor. E com o bom tempo instalado acrescente o cuidado dos pés à sua rotina de beleza. Catarina Soares da Cunha, responsável pelos espaços The Manipedi dá-nos 10 dicas simples e fáceis para manter os pés saudáveis e bonitos!