Dez snacks saudáveis para levar e comer na praia

iStock-1049488300 (1)
[Fotografia: iStock]
Quando a temperatura sobe, o apetite aumenta. Ou assim parece. Às vezes nem é a fome a manifestar-se, mas a sede. Daí ser tão importante manter-se hidratada nos dias mais quentesaponte para um litro e meio a três litros de água diários.

No verão, também deve privilegiar alimentos mais leves e frescos, como saladas e peças de fruta. Mas a dúvida coloca-se quando o cenário de mar e areal entra em cena: o que comer na praia? Há quem opte por levar consigo sandes mistas, e quem não resista a um enorme gelado a meio da tarde. Mas estas não são as opções mais saudáveis.

Para que as idas à praia não sejam sinónimo de desvios à alimentação saudável, selecionámos dez snacks que vão saciá-la e refrescá-la sem arruinar a dieta. Esqueça as bolas de Berlim, as batatas fritas e os gelados e tome nota das nossas sugestões, fáceis de preparar e de levar para todo o lado.

Húmus com palitos de cenoura: esta é uma opção deliciosa e muito fácil de preparar. Lave bem duas cenouras, corte-as em palitos finos, e guarde-as num frasco de vidro alto. Noutro recipiente, coloque duas colheres de sopa de húmus (caseiro ou de compra). Depois na praia é só saborear os dois em conjunto.

Mix de frutos secos: para uma opção ainda mais saudável face às existentes no mercado, algumas com sal e açúcar adicionados, faça o seu próprio: misture sementes (de abóbora, de girassol) com lascas de coco e frutos secos (cajus, amendoins, amêndoas, avelãs, castanhas, nozes e pinhões). Pode acrescentar frutas desidratadas, alperces, ameixas e figos) mas não abuse destas, já que contêm muito açúcar, ainda que natural.

Fruta: não custa nada levar uma peça de fruta no saco de praia. Agarre numa maçã ou laranja, numa dúzia de uvas, num punhado de cerejas, morangos ou mirtilos e armazene tudo numa caixa hermética. Nas grandes superfícies comerciais também já encontra embalagens com fruta cortada e aperitivos de fruta crocante.

Salada no frasco: se quer algo mais consistente, para um almoço no areal, porque não optar por uma salada no frasco, pronta a comer? Combine uma dose de leguminosas – grão, feijão frade, ervilhas – com uma de hidratos de carbono – quinoa, couscous, massa – e adicione os vegetais que mais gostar – tomate, cenoura, beterraba, pepino, cogumelos, pimentos. Divirta-se a criar as suas combinações.

Crackers de aveia: o elevado teor de fibra faz da aveia um alimento saciante. Opte por bolachas sem açúcares adicionados, embaladas em doses individuais para ser mais fácil de transportar e de comer.

Sumos naturais: prepare-os em casa e leve-os num termo para se manterem frescos durante todo o dia. Também pode comprá-los em qualquer supermercado, mas tenha atenção aos ingredientes e opte por aqueles sem adição de açúcar.

Manteiga de amendoim com talos de aipo: lave bem os talos de aipo, corte-os em pedaços de cinco centímetros e guarde tudo num frasco. Na praia, acompanhe-os com uma colher de sopa de manteiga de amendoim, rica em proteína e gorduras mono e polisaturadas, boas para o organismo.

Barritas de cereais e fruta: uma outra opção prática que não pesa no saco de praia. Já encontra à venda muitas barras saudáveis, algumas aptas para veganos.

Sandes de alface, tomate e salmão fumado: uma opção mais saudável – e igualmente proteica – face à sandes mista. Dê preferência ao pão integral, rico em fibra

Pipocas: não as que se vendem na praia mas sim as que pode fazer em casa, sem óleo, açúcar e sal – e assim comê-las sem culpa. Guarde-as num saco e vá petiscando sempre que tiver fome.